Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Conseguir um bom estágio de olho no emprego dos sonhos é o objetivo do estudante. Na realidade, porém, muitos se desiludem com a experiência, já que a maioria das empresas não tem planos para que essa seja a primeira etapa da carreira.

Um levantamento feito pela consultoria Great Place to Work (GPTW) com cem firmas em setembro mostra que 98% das empresas eleitas por ela como as melhores para trabalhar têm estágio, mas só em 20% o programa é bem estruturado.

As informações vêm de um estudo com 270 mil profissionais, como diretores, gerentes e técnicos, de 366 empresas.

"Estagiário é visto como mão-de-obra barata. Falta convencer as empresas de que o estágio serve para conhecer e selecionar alunos", argumenta Marcos Fernandes, coordenador da Escola de Economia de São Paulo da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Os estudantes ficam com a outra metade da responsabilidade pelo "estágio frustrado", diz Augusto Costa, presidente da consultoria Manpower. "Muitas vezes só querem cumprir a grade curricular."

Para que o período de aprendizagem seja proveitoso, o estudante deve prestar atenção a alguns pontos que, segundo Costa, denunciam programas de má qualidade. "Na entrevista, pergunte detalhes do estágio: como será a supervisão, se haverá ciclo de palestras."

Proteção

Algumas escolas têm estratégias para proteger o aluno de estágios inadequados. Na FGV-SP, ele só pode estagiar no último ano de curso. O Ibmec São Paulo só o deixa trabalhar antes do quarto ano se for nas férias.

A FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) vincula a carga horária aos créditos atingidos. Só quando o aluno alcança 25% dos créditos é liberado para trabalhar, por quatro horas diárias --com 50%, por seis horas.

"A visão do estagiário está mudando. Antes ele achava que iria só tirar cópia. Hoje já percebe que é um aprendizado", diz Evelyn Lemos, coordenadora do setor de recrutamento e seleção do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios).

Na Accor, uma das empresas cujo programa foi chancelado pela GPTW, estagiários têm direito a participação nos lucros. "Eles se desenvolvem aqui dentro", afirma Edna Bedani, gerente de RH da empresa.

Conheça as 20 melhores empresas apontadas pela pesquisa

Accor
Apsen
AstraZeneca
Boehringer Ingelheim
Bradesco
Bristol Myers
Chemtech
Daiichi Sankyo
Dell
Diageo
Dow Química
EMC
Grupo Zema
Kaizen
Microsoft
Monsanto
Novartis
Promon
Recofarma Manaus (Coca-Cola)
Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo

Compartilhe