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A importância da inteligência emocional na sua carreira 

Notícia | 15/05/2024

Gabriel de Carvalho

Estar bem emocionalmente é fundamental para desenvolver de modo correto as atividades do cotidiano. Para os estagiários, aprendizes e efetivos, compreender a significância do bem estar físico e mental é ter o entendimento de uma melhora tanto pessoal quanto profissional relacionada à equipe. Acompanhe nesta matéria, a importância de desenvolver suas emoções no meio empresarial.

Um estudo conduzido pela TalentSmart avaliou, além da inteligência emocional, outras 33 competências cruciais no mercado de trabalho. Porém, esse é o elemento mais determinante para o rendimento e é responsável por cerca de 55% de sucesso em todas as categorias de emprego.

A sua falta traz algumas inviabilidades para os funcionários e a empresa também é atingida. Não saber controlar as emoções, passar por estresse contínuo, ter medo de se expressar, sentir-se ofendido com facilidade, são pontos a serem trabalhados dentro de si, não influenciando diretamente na rotina de trabalho e atingindo quem divide o mesmo espaço.

Por isso, ter um bom olhar na contratação é essencial para o escolhido se conhecer na jornada de trabalho. “Embora desenvolver a inteligência emocional possa exigir tempo e esforço, os benefícios são significativos. Indivíduos com alta consciência interpessoal  geralmente desfrutam de relacionamentos mais satisfatórios, são mais eficazes em seus trabalhos e experimentam melhor saúde mental e bem-estar geral”, explica Francislaine Maciel, Gerente de Produtos do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).  

O equilíbrio se torna uma ferramenta necessária para a continuidade na esfera organizacional, fortalecendo o crescimento do colaborador e agregando com a instituição. “Como coach e especialista na área comportamental, identifico o protagonismo das emoções em nossas relações e sua influência em diversos aspectos de nossas vidas. O autocontrole emocional é primordial para reconhecer e gerenciar nossa carreira, mesmo sob intensas situações de estresse. Vivemos em uma era com pessoas frequentemente cansadas e sobrecarregadas, especialmente no ambiente de trabalho”, relata Francisleine.

Conheça as 5 competências positivas no seu ambiente de trabalho

Conseguir se alinhar para dar continuidade nas tarefas é extremamente relevante para o futuro. Por isso, a coach cita algumas emoções para o auxilio no mundo dos negócios: 

 

  • Resiliência: saber lidar com pressões, estresse, desafios, adversidades de forma positiva e eficaz.

 

  • Satisfação no trabalho: ser grato e demonstrar o grau de contentamento, contribui para uma melhor performance.

 

  • Relacionamentos interpessoais: evoluir com as soft skills ajuda a manter um bom convívio com o grupo e parceria na busca dos objetivos.

 

  • Comunicação eficaz: ter habilidade para transmitir uma mensagem de forma clara e evitar mal entendidos.

 

  • Autoconsciência: compreender as próprias emoções, ter consciência de seus pensamentos, comportamentos, competências e limitações.

A forma como se portar em uma organização foi transformada. Há um curto período atrás, as preocupações eram outras. “Em épocas anteriores, bastava acordar cedo, bater o ponto e executar as funções exigidas. Porém o mundo evoluiu e as habilidades emocionais começaram a pesar na luta por uma vaga de trabalho. O recrutador começou a valorizar quem carregava consigo não só habilidades técnicas, chamadas de hard skills, como aquelas agregadas com outros domínios. Atualmente, se faz necessário performar também com empatia, criatividade, flexibilidade e resiliência”, acrescenta Carla Brandão, Jornalista.

Para Carla, a direção necessita dar apoio para o time quando o assunto se trata das emoções. “A gestão precisa renovar, constantemente, as ferramentas do setor de RH. É possível inserir esse conceito dentro das organizações. Algumas opções são a liderança inspiracional, conteúdos direcionados, treinamentos com especialistas, diálogo, política de feedbacks e auxílio especializado. Uma das melhores estratégias ainda está baseada na comunicação, melhorando, consideravelmente, o clima organizacional e a produtividade dos funcionários”, completa.

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