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RH e tecnologia: como lidar com a inovação? 

Notícia | 14/05/2024

Carolina Amaral

A Inteligência Artificial está deixando sua marca no setor de recursos humanos, se destacando para transformar o gerenciamento de pessoas. Desde a análise de currículos até o desenvolvimento de estratégias para engajamento e retenção baseadas em dados, tem havido uma revolução na forma como as empresas abordam essa gestão. Esse cenário resulta em resoluções mais eficientes, melhores decisões e uma força de trabalho produtiva. Contudo, ainda existem desafios nessa união humana-tech. Saiba mais sobre eles e fique por dentro das novidades do ramo!

 

As oportunidades proporcionadas 

As inovações dos últimos anos tornaram os procedimentos do RH mais eficientes para todos os envolvidos. Com as novas possibilidades, é viável grande realização on-line, gerando economia de tempo e eliminando a necessidade de deslocamento. Para isso, o contato home office se popularizou, assim como o uso de plataformas como a Assine Bem, para a administração da parte documental virtualmente.

Os proveitos ainda incluem abranger as oportunidades de contratação para diversas localidades e maior flexibilidade. “As demandas se tornaram menos morosas e mais assertivas. Realizamos a avaliação do perfil e até as primeiras rodadas de entrevistas com a ajuda da tecnologia, identificando quais talentos têm mais sinergia com as vagas disponíveis”, comenta Isabel Razante, executiva regional da Employer Recursos Humanos de Taubaté.

Ademais, é possível avaliar o desempenho das estratégias, propondo caminhos aprimorados.  “A chance de se candidatar para qualquer lugar e a todo momento aumenta a inclusão e a igualdade, permitindo um volume maior de indivíduos encontrando emprego. É mais cômodo, pois pode-se de diversos processos sem nem mesmo sair de casa”, afirma.

 

Variedade de benefícios e desafios

Apesar da modernização ser crucial, habilidades digitais continuam insuficientes em muitas organizações, tornando essa renovação uma das principais prioridades. Globalmente, o índice de RH utilizando dados e análises é quatro pontos percentuais menor se comparado ao Brasil (30%). Pensando pelo lado da IA, seu uso ainda está em crescimento e tem chamado a atenção dos gestores, mas está na fase inicial de implementação. Todavia, conforme o estudo “How Generative AI Will Transform HR”, essa incorporação poderá trazer vantagens e gerar um aumento na produtividade de até 30%.

Visando aperfeiçoar esse cenário, algumas alternativas podem fazer sucesso entre as marcas. Confira:

  • Utilização de informações para planejar a oferta e demanda: o planejamento dos trabalhadores é uma dificuldade corporativa a qual pode ser auxiliada com a disponibilidade de insights valiosos baseados.
  • Aprimoração da aquisição de colaboradores: soluções digitais podem ajudar as firmas a se destacarem, resultando em taxas assertivas na admissão.
  • Investimento na capacitação interna: desenvolver a equipe existente é mais econômico se comparado a abrir as portas para um novo time e, atualmente, a necessidade de atualização se tornou constante devido às tendências imediatistas.
  • Foco no controle de mudanças e progresso: destinar a atenção para os comportamentos de grupos de liderança inteiras é mais eficiente ante frisar diretamente nos indivíduos.

Segundo pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), a escassez de qualificação é considerada o principal desafio dos líderes de recursos humanos no Brasil, preocupando 71% deles, 1% menos da média global (72%). Ademais, para 53%, a transformação digital também é um impasse, tendo em vista as rápidas atualizações. “Independentemente da região, essa introdução na operação do RH, muitas vezes, requer aplicações e uma mudança cultural. Isso se mostra bastante desafiador. Porém, depois de anos difíceis no ambiente empresarial, enxergamos como as inovações tendem a ser adotadas com velocidade”, finaliza Santino Lacanna, sócio e líder da prática de Pessoas e Organizações do BCG.

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