Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
profissionais-e-a-inteligencia-artificial-no-trabalho

Profissionais e a Inteligência Artificial no trabalho 

Notícia | 09/04/2024

Carolina Amaral

Com as novidades tech vem as possibilidades, efeitos e consequências na sociedade. A Inteligência Artificial tem potencial para impactar diretamente o mercado, criando e anulando posições. Isso porque, dentre suas inúmeras aplicações, consegue automatizar tarefas rotineiras, liberando trabalhadores para se concentrarem em maiores complexidades. Logo, trás uma revolução no ambiente empresarial, aprimorando processos e a tomada de decisões em diferentes setores. Dessa forma, é indispensável render-se a mesma, conhecê-la bem e inseri-la no cotidiano.

 

Profissionais serão substituídos pela IA? 

A IA generativa pode impactar aproximadamente 300 milhões de postos de trabalho nos próximos anos, segundo o relatório do banco de investimentos Goldman Sachs. Já de acordo com a pesquisa "O futuro do emprego", do Fórum Econômico Mundial, quase um quarto dos empregos (23%) deverá passar por mudanças significativas nos próximos anos, impulsionado por inovações. “Atividades repetitivas e com pouca ou nenhuma interação humana podem sofrer forte influência, enquanto as criativas começarão a ser mais buscadas pelas empresas. Vejo carreiras onde os profissionais terão tempo livre para aprender e exercer sua originalidade em prol da inovação e valorização das relações”, comenta Hugo Domenech, analista de treinamento do Nube.

Além das variadas renovações ao meio laboral, o mecanismo ainda promete tornar obsoletas profissões, criando postos conforme as exigências tecnológicas. Nesse viés, a expectativa é de determinadas funções serem deixadas de lado, como funcionários de linhas de produção em fábricas e indústrias, visando dar espaço para outras oportunidades. Dentre elas, encontra-se: desenvolvedores de algoritmos; cientistas de dados; e engenheiros de machine learning

Assim, um profissional atualizado sobre as tendências está mais perto de oportunidades e maior segurança. “Indo além da substituição de trabalhadores, é importante perceber como a tecnologia muda de forma importante e muitas vezes drástica como as demandas são realizadas. Portanto, se o serviço é um compilado de responsabilidades, as carreiras alteram sensivelmente ao longo do tempo, frente ao impacto das evoluções. Nesse sentido, a atualização, uma formação aderente a esse novo modelo é essencial quando se pensa em planejamento”, pontua.

 

As atualizações do humano para o tech

Tendo em vista as modificações aceleradas dos últimos anos, uma adaptação assertiva pode ser um desafio e, para garantir o sucesso nessa vertente, algumas estratégias tendem a ser a chave. “A faculdade não pode ser a única fonte de conhecimento. Busque por novidades na área de atuação por conta própria. Siga canais e personalidades agregando informação. Fale com especialistas e pergunte sobre inovação. Cursos, palestras, workshops, eventos, congressos, feiras, tudo isso vai te proporcionar uma base segura para encarar o meio laboral”, indica Domenech.

Ademais, pensando pelo lado corporativo, o investimento em programas de educação e treinamento; requalificação e recolocação são fundamentais, assim como a promoção de uma cultura de aprendizado contínuo e estímulo à colaboração. O monitoramento de assuntos em alta permite ainda aproveitar as chances de obter vantagens competitivas.

No geral, para atingir as exigências impostas pela inserção da IA nos negócios, a educação e a formação se mostram cruciais e precisam evoluir gradativamente. Para isso, é indispensável uma inclusão maior da temática em meio ao cotidiano acadêmico e mercadológico, com ênfase no aprendizado prático, experiências, abordagem de educação ao longo da vida, ética e responsabilidade.

De um modo geral, os impasses relacionados à Inteligência Artificial são grandes, mas as possibilidades vindas com ela também se destacam. “A modernização é algo constante e irrefreável. Em meus treinamentos, gosto de contar a história de Gordon Moore, cofundador da Intel, o qual, nos anos 70, fez uma ‘previsão’ onde a tecnologia dobraria sua capacidade a cada 18 meses em relação à anterior, ou seja, exponencialmente. Especialistas afirmam como, nos últimos 50 anos, houve mais avanços, tanto em variedade quanto em quantidade, ante os últimos dois mil. Isso não vai parar, o conhecimento deve ser sempre atualizado, pois o sucesso estará na capacidade de aprendizado e adaptação”, finaliza o analista do Nube.

Fonte: Hugo Domenech, analista de treinamento do Nube.
Serviço: Profissionais devem se render a Inteligência Artificial no trabalho

Compartilhe

Enquete