Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-iniciar-um-estagio-se-destacando

Como iniciar um estágio se destacando? 

Notícia | 06/03/2024

Rodrigo Barreto

Começar uma nova trajetória é emocionante e desafiador. Essa oportunidade é boa para adquirir habilidades, conhecer pessoas e enfrentar desafios. No entanto, também pode ser uma fonte de ansiedade, medo e insegurança, principalmente no caso de estagiários ou jovens aprendizes. Sendo assim, entenda como se adaptar ao novo ambiente, criar uma boa impressão e estabelecer relações positivas com os colegas e chefes.

 

Como começar bem em um novo local?

 

Imagine-se no ponto de partida de uma maratona chamada "carreira". Assim como em qualquer grande jornada, os primeiros passos podem determinar o ritmo para todo o caminho. “Com base em minha vivência ao observar e interagir em empresas de consultoria, multinacionais e até mesmo em instituições acadêmicas, certas práticas iniciais têm um impacto significativo”, comenta o sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria, Virgilio Marques.

Para ajudar quem está nesse momento da carreira, o especialista traz algumas dicas:

 

Compreenda a cultura e as pessoas:

 

É preciso assimilar a cultura organizacional e conhecer a equipe. Participar de reuniões, almoços informais e outras atividades sociais é fundamental. Conforme Edgar Henry Schein, autor de "Cultura organizacional e liderança", esse aspecto influencia no comportamento dos colaboradores. Assim, observar, ouvir atentamente e fazer perguntas relevantes são maneiras eficazes de se integrar.

Marques relata sua inspiração na história de Warren Buffett. “Ele dedicava horas à leitura de relatórios anuais para compreender não apenas os números, mas a cultura das empresas antes de investir. Durante minha carreira como consultor, desenvolvi métodos semelhantes, como analisar as avaliações na Internet”.

 

Esclareça suas responsabilidades:

 

Identifique o seu papel e responsabilidades transparentes. “Converse com o gestor para entender as expectativas e objetivos. Isso é determinante para contribuir de maneira significativa para a organização. Estabeleça metas claras e realistas para os primeiros 90 dias, com marcos mensuráveis, indicando seu comprometimento e habilidade de planejamento. “Mostrar preocupação com os resultados pode colocá-lo à frente”, incentiva o executivo..

 

Domine as ferramentas e os processos:

 

Adapte-se às ferramentas e sistemas internos. Seja proativo ao solicitar treinamentos e acessos necessários. Segundo a Teoria da Aprendizagem Social, de Albert Bandura, a observação e a modelagem são formas poderosas de aprendizado em um novo ambiente. “Portanto, não hesite em buscar ajuda ou encontrar um mentor para orientá-lo. Familiarize-se com a lista de termos utilizados entre o grupo”.

 

Estabeleça uma comunicação eficaz:

 

A comunicação é crucial para o sucesso em qualquer função. Certifique-se de se apresentar a todos os membros-chave da companhia e compreenda como sua função se relaciona com os diferentes departamentos. Identifique também os canais apropriados para cada tipo de interação. Estude como funciona na instituição e esteja preparado.

 

Solicite feedback e seja proativo:

 

Peça um feedback ao seu superior. Isso demonstra disposição para melhorar. Essa prática é essencial para o desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, a detecção e resolução de pequenos problemas evidencia a capacidade de iniciativa e desejo de contribuir. “Já cometi o erro de não solicitar essa avaliação e, após um tempo, havia várias reclamações. Se tivesse obtido esse recado antes, evitaria contratempos e mal-entendidos”, lamenta o empresário.


Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete