Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saiba-como-resolver-problemas-entre-colaboradores

Saiba como resolver problemas entre colaboradores 

Notícia | 28/02/2024

Rodrigo Barreto

Cada vez mais, o ambiente de trabalho se torna um fator determinante para a escolha dos colaboradores do local onde irá seguir carreira. Dessa forma, os gestores devem ficar atentos para resolver possíveis conflitos na equipe e não deixar o emocional dos integrantes ser afetado. Afinal, essa questão impacta diretamente na produtividade.

 

Saúde mental é a maior dificuldade das corporações

 

De acordo com pesquisa realizada pela Conexa, a saúde mental é o principal desafio nas companhias, para 51% dos entrevistados. Em segundo lugar, destacou-se o clima e cultura organizacional, com 27%, seguido pela atração e retenção de talentos, com 22%. Ainda, 87% relataram afastamento no trabalho devido a doenças nesse sentido em 2023. A ansiedade liderou as causas, afastando 51% das pessoas. Na sequência, estão a depressão (17%), o estresse (16%) e o Burnout (14%).

A gravidade da situação já havia sido alertada pela Organização Mundial de Saúde - OMS em seu relatório anual de 2022. A entidade destacou um considerável aumento nos diagnósticos desses problemas no Brasil. Para a psiquiatra Erica Maia, a situação do país é séria. “Investir em programas de saúde mental não deve ser encarado apenas como um benefício para a empresa, mas sim como uma estratégia de negócios para criar um ambiente saudável, com maior produtividade e retorno financeiro”, ressalta.

infográfico dificuldade dos gestores

 

Como resolver conflitos na equipe?

 

A capacidade de gerir conflitos é uma habilidade altamente apreciada em um líder, pois são acontecimentos comuns no cotidiano. Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento - ABTD, Alexandre Slivnik, tudo começa com uma comunicação aberta e transparente. “É importante estar disponível para conversar, ouvir pontos de vista e promover um diálogo franco na equipe. A identificação das causas do desentendimento e a exploração das preocupações das partes envolvidas são passos cruciais”.

Os indivíduos podem ter pensamentos distintos e, por isso, é fundamental respeitar as diferentes perspectivas. Ele enfatiza a promoção da negociação e da busca por soluções mútuas quando as adversidades surgem, assim como a implementação de regras e normas internas de conduta. "O time deve estar ciente das expectativas de comportamento estabelecidas pela liderança, bem como das consequências associadas à não conformidade", afirma Slivnik.

Nesse sentido, o especialista dá algumas dicas para evitar essas ocorrências:

 

  • Mantenha a serenidade, objetividade e imparcialidade
  • Encoraje os envolvidos a refletirem sobre seu papel.
  • Estimule os colaboradores a aprenderem com erros e experiências anteriores.
  • Estabeleça regras claras.
  • Avalie as alternativas propostas, considerando os impactos a curto e longo prazo.
  • Atribua responsabilidades e elabore um plano detalhado.
  • Fomente uma cultura de melhoria contínua.

 

Por fim, o vice-presidente aconselha: “cultive uma atmosfera de respeito às diferenças.Não há uma verdade absoluta, mas sim várias perspectivas de acordo com as vivências de cada um”. 

 

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete