Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-reduzir-o-turnover-nas-empresas

Como reduzir o turnover nas empresas? 

Notícia | 10/01/2024

Rodrigo Barreto

Nos últimos anos, o olhar dos colaboradores mudou bastante e, atualmente, os aspectos valorizados por eles vão além do dinheiro e do status. Principalmente após a pandemia, a população passou a enxergar a importância da vida pessoal e de algumas questões no cotidiano corporativo, como reconhecimento, desenvolvimento profissional, entre outros.

 

O que fazer para diminuir o turnover nas empresas?

 

Levando em consideração essa transformação do cenário empresarial, muitos indivíduos decidiram abandonar seus cargos para buscar locais compatíveis com seus propósitos ou até mesmo uma nova carreira. Sendo assim, a rotação nas equipes aumentou consideravelmente e tornou-se uma preocupação para os líderes organizacionais.

De acordo com pesquisa realizada pela Gallup, em 2023, 39% dos profissionais de RH relataram elevação no turnover em suas companhias e, para 52% de quem pediu demissão, a liderança poderia ter feito algo para evitar isso. Substituir um membro pode custar até o dobro da remuneração de um integrante atual. Logo, cuidar da jornada do time é uma estratégia para manter nos trilhos o orçamento do negócio.

Para a coordenadora de people science da Pin People, Luisa Aliboni, a contratação de estagiários e aprendizes é fundamental para mudar o panorama. “Isso ocorre, pois eles são introduzidos e alinhados com a cultura da instituição desde o início e, assim, são mais propensos a se identificar com os valores, missão e objetivos, criando um senso de pertencimento e lealdade”.

No entanto, esse é apenas o passo inicial. “As organizações precisam oferecer treinamento e oportunidades de evolução para demonstrar o compromisso com o crescimento de seus colaboradores. Ao promover mentoria e apoio contínuo aos iniciantes, pode ajudá-los a se integrar melhor ao ambiente, facilitando o processo de adaptação e também favorecendo a criação de laços significativos”.

Nesse sentido, a especialista dá algumas dicas para os executivos terem sucesso na retenção de talentos:

 

Criar canais de escuta e avaliação: seja por meio de pesquisas, conversas, entrevistas ou grupos focais, os gestores precisam ter uma prática contínua de escuta para focar na melhoria de pontos-chave.

 

Investir na experiência dos colaboradores: de acordo com Jim Harter (2022) e Ben Whitter (2023), essa ação pode reduzir o turnover em até 43%.

 

Oferecer oportunidades de desenvolvimento: a maioria das pessoas está insatisfeita com a falta de chances e esse pode ser um ponto crucial.

 

Aumentar a frequência de feedbacks: isso eleva o engajamento e desempenho. Além disso, facilita a identificação de problemas e, assim, eles podem ser evitados antes de se tornarem insustentáveis.

Fortalecer a segurança psicológica: os indivíduos devem se sentir confortáveis em opinar e ser autênticos. A segurança psicológica está amplamente relacionada à decisão de um trabalhador largar seu posto.

 

Para ligar o alerta dos comandantes das entidades, Luísa destaca os principais atributos valorizados pelos colaboradores dos dias de hoje:

 

  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
  • Clima agradável de trabalho
  • Oportunidades de aprendizado
  • Reconhecimento
  • Benefícios
  • Remuneração justa
  • Propósito e impacto social
  • Saúde e bem-estar

 

Por fim, a coordenadora ressalta: “as preferências podem variar e nem todos dão relevância aos mesmos aspectos igualmente. No entanto, reconhecer essas tendências e se esforçar para atender às necessidades e expectativas da equipe, geralmente diminui a rotação e mantém o grupo por mais tempo”.

 

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes?


Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete