Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
tendencias-da-inovadora-geracao-z

Tendências da inovadora Geração Z 

Notícia | 03/10/2023

Ana Clara Lima

Na conjuntura atual, marcada por rápidas transformações tecnológicas, sociais e culturais, uma nova geração está emergindo como protagonista: a Geração Z. Ela é composta por indivíduos nascidos aproximadamente entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010 e é caracterizada por uma forte relação com a tecnologia, valores distintos e uma perspectiva inovadora na qual está deixando um legado profundo no nosso mundo. Nesse sentido, entenda como estagiários e jovens aprendizes podem fazer parte dessa movimentação na forma como vivemos, operamos, aprendemos e interagimos em sociedade.

A onda da flexibilidade 

A flexibilização do tempo de atuação é uma discussão de longa data em vários países. No entanto, após a pandemia da Covid-19, esse debate ganhou ainda mais relevância. A procura por oportunidades de teletrabalho ou com horários flexíveis tem aumentado globalmente. Conforme uma pesquisa conduzida pelo LinkedIn no ano passado, 49% dos participantes almejam um expediente adaptável para manter uma dosagem eficaz entre vida corporativa e pessoal. Além disso, 40% já consideraram deixar seus empregos devido à falta de políticas maleáveis.

Segundo um relatório divulgado em 2023 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), nomeado “Working Time and Work-Life Balance Around the World”, um terço dos trabalhadores ultrapassam a carga de 8 horas semanais e um quinto realiza 35 horas. “Existe um movimento para implementar quatro dias de trabalho por semana, mas ainda mais, é importante dar visibilidade e foco na flexibilidade da jornada. A busca por um melhor equilíbrio perpassa na diminuição da jornada e muitas vezes isso não significa trabalhar menos”, comenta Flávio Legieri, CEO da Intelligenza IT.

De fato, uma rotina ajustável pode tornar-se um elemento distintivo entre uma equipe satisfeita, mais motivada e com desempenho superior, em comparação com pessoas insatisfeitas limitadas a realizar apenas o mínimo necessário para manter seus contratos. “Há ainda uma retenção de talentos, pois sentindo-se satisfeito, o profissional mantém-se na empresa, divulga de forma positiva (fortalece a marca empregadora) e sente-se respeitado e acolhido. Normalmente o retorno é dado como aumento na produtividade, além de credibilidade diante o mercado”, acrescenta Legieri. 

Como reter a Gen Z?

De acordo com uma pesquisa de alcance global conduzida pela Deloitte em 2022, 40% desses jovens talentos expressaram o desejo de deixar seus atuais empregos, estando 30% dos entrevistados dispostos a fazê-lo mesmo sem uma alternativa profissional assegurada. Diante desse panorama, elencamos cinco dicas para despertar o interesse deles em relação à sua empresa e incentivá-los a permanecer por um período substancial. Confira!

Infográfico sobre dicas para reter a gen z

O engajamento e senso de comunidade são fundamentais: isso vai além da mera participação, pois é a arte de se investir emocionalmente em causas, projetos e relações. Ou seja, consolidando um sentimento de pertencimento e colaboração entre indivíduos compartilhando objetivos e valores comuns. Esses são os alicerces capazes de fortalecer tanto a esfera pessoal quanto a corporativa, moldando um mundo onde a união e participação ativa mostram-se como instrumentos-chave para a prosperidade coletiva. “Estabelecer um senso de comunidade é fundamental, permitindo aos colaboradores interagirem entre si, inclusive por meio de plataformas digitais”, comenta Andréa Migliori, CEO da Workhub Digital.

Reconhecimento e feedback fazem a diferença: o ato de apreciar as contribuições e os esforços de um indivíduo não apenas valida seu trabalho, mas também impulsiona sua motivação e senso de valor. Da mesma forma,  a devolutiva construtiva oferece uma via para o aprimoramento contínuo, fornecendo orientação e clareza sobre pontos fortes e áreas nas quais demandam melhorias. Esses elementos combinados criam uma cultura enriquecedora, na qual a valorização mútua e o aprendizado constante são a essência da evolução e do triunfo.

A flexibilidade é indispensável: nesse mundo em constante evolução, a capacidade de se adaptar, moldar-se e inovar é vital. Logo, essa é a chave para navegar por mudanças, enfrentar desafios e aproveitar oportunidades. Seja no contexto laboral, individual ou tecnológico, o quesito traduz-se em agilidade, criatividade e resiliência. É a habilidade de curva-se sem quebrar, de ajustar a rota sem perder o foco. Inclusive, é indispensável para prosperar em um ambiente dinâmico e cheio de possibilidades. “Proporcionar opções como home office, horários flexíveis e esquemas de trabalho em meio período demonstra uma compreensão das necessidades e preferências dessa geração”, acrescenta Andréa.

O investimento em tecnologia é mandatório: em um mundo onde a velocidade das modificações tecnológicas é exponencial, não investir em recursos tech significa ficar para trás. Desde a automação de processos até a análise de dados e a inteligência artificial, as companhias precisam adotar ferramentas avançadas para otimizar operações, impulsionar a modernização e permanecerem competitivas. Aliás, a digitalização é essencial para atender às expectativas crescentes dos consumidores, demandando conveniência, personalização e acesso rápido às informações. Portanto, o investimento contínuo em inovação não  é apenas uma escolha estratégica, mas algo indispensável para garantir a relevância e o sucesso no mundo dos negócios.

O propósito gera impacto social: quando uma organização ou indivíduo abraça um propósito além do lucro, alinha suas ações e metas a valores em prol do coletivo, a mudança positiva torna-se uma possibilidade real. Esse propósito vai além de simples intenções, é o alicerce de projetos e ações a fim de resolver problemas sociais, impulsionar comunidades e promover a igualdade. O impacto social é o resultado tangível dessa finalidade, permeando a vida das pessoas, promovendo a justiça e contribuindo para um mundo mais equitativo e sustentável. “Por isso, é preciso comunicar de forma clara os valores e a missão da empresa, mostrando como ela contribui para o bem-estar da sociedade”, finaliza o CEO da Workhub Digital. 

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e veja nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube conta com talentos de todas as gerações!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete