Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
se-prepare-para-o-enem-2023

Se prepare para o Enem 2023 

Notícia | 29/09/2023

Rodrigo Barreto

O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é uma das avaliações educacionais mais relevantes e abrangentes do Brasil. Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, ele desempenha um papel fundamental na vida de milhões de estudantes em todo o país. Afinal, ingressar em uma faculdade é o primeiro passo para dar início na carreira e conquistar uma vaga de estágio.

 

Como funciona o Enem?

 

O principal objetivo do Enem é avaliar a qualidade do ensino médio, fornecendo um panorama das habilidades e conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo dessa etapa. Além disso, o exame também serve como porta de entrada para diversas oportunidades, tais como entrar em instituições de ensino superior, obter bolsas de estudo, participar de programas governamentais e até mesmo estudar no exterior.

O formato é marcado por uma abordagem interdisciplinar, com intuito de avaliar não apenas a memorização de conteúdos, mas também a capacidade de interpretação, análise crítica e resolução de problemas. A prova é dividida em quatro áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Ademais, os participantes também precisam realizar uma redação, na qual devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema contemporâneo e relevante.

O resultado é frequentemente usado como critério de seleção para universidades por meio do Sistema de Seleção Unificada - Sisu, Programa Universidade para Todos - Prouni e Fundo de Financiamento Estudantil - Fies. Esses modelos visam democratizar o acesso à educação superior, permitindo a jovens de diferentes origens socioeconômicas uma boa formação acadêmica.

No entanto, existem desafios. Para algumas pessoas, esse momento pode ser excessivamente decisivo na vida dos adolescentes, colocando uma pressão desproporcional sobre eles. Além disso, há debates sobre a equidade do sistema de avaliação, considerando as diferentes realidades na nação.

Leia algumas obras e se prepare para a edição de 2023

 infográfico contendo dados sobre o Enem

A edição deste ano, programada para os dias 5 e 12 de novembro, registrou um total de 3,9 milhões de inscrições, indicando um incremento de 13,1% comparado a 2022, de acordo com informações fornecidas pelo Inep. O dado assinala uma recuperação após o impacto da Covid-19: em 2021, registrou-se o menor índice da história, totalizando 3,1 milhões.

Apesar dessa melhoria, o número ainda não se aproxima do vasto alcance apresentado no período entre 2014 e 2016, quando englobava um público superior a 8 milhões. Dentro do universo das candidaturas contabilizadas em 2023, 63% não foram quitadas (matriculados da rede pública, por exemplo, têm direito à isenção da taxa). 

O vestibular frequentemente explora diversos movimentos literários, tanto do Brasil quanto do mundo. Entre os anos de 2018 e 2022, as obras de Machado de Assis foram as mais abordadas, com pelo menos cinco questões referentes a seus escritos. Para compilar uma lista de produções, é útil conhecer livros recorrentemente cobrados, conforme o diretor da Editora Landmark, Fábio Pedro-Cyrino:

Quincas Borba, de Machado de Assis:

 

No contexto do realismo, com busca por uma análise mais autêntica das interações humanas, o livro narra a trajetória de Rubião, um professor de matemática, herdeiro de toda a riqueza de seu excêntrico amigo e filósofo, Quincas Borba. Após o falecimento de Borba, o docente se vê imerso em uma realidade drasticamente diferente, repleta de luxos, enquanto se torna alvo de manipulação por parte de seus "companheiros".

 

Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto:

 

Conta a história de Policarpo Quaresma, um funcionário público apaixonado pelo Brasil e suas tradições. Por meio da jornada de Quaresma, Lima Barreto oferece uma crítica incisiva à alienação, à falta de senso crítico e à dificuldade de adaptação individual em um contexto social. O enredo emerge como um ícone do movimento pré-modernista.

 

O Cortiço, de Aluísio Azevedo:

 

Este romance de cunho naturalista retrata a vida de pessoas em uma habitação coletiva no Rio de Janeiro do século XIX. A trama gira em torno de João Romão, um ambicioso comerciante português, explorando os moradores do cortiço. O autor apresenta um elenco diversificado de personagens, representando variadas camadas sociais e etnias de maneira franca.

 

O Ateneu, de Raul Pompéia:

 

É contada a jornada de Sérgio, um jovem enviado pelos pais para um respeitado internato chamado Ateneu. Por meio de simbolismos, aborda-se as tensões e os conflitos presentes na população do final do século XIX, enquanto analisa a psicologia humana e as dinâmicas de poder no ambiente escolar.

 

Dom Casmurro, de Machado de Assis:

 

Este trabalho reflete o olhar perspicaz de Assis. Explorando a temática do ciúme, gera controvérsias acerca do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira. Famoso por sua narrativa ambígua, a produção deixa em aberto a questão da fidelidade de Capitu e a paternidade de Ezequiel.

 

Mensagem, de Fernando Pessoa:

 

A autoria do poeta Fernando Pessoa é uma reunião de poemas com uma perspectiva épica da história de Portugal. Os versos exploram tópicos como a identidade nacional, o destino coletivo e a aura do herói. Por meio da poesia, traça a trajetória dos lusitanos desde eras passadas até o presente, desvendando a relação entre o tempo, bem como a busca por uma essência identitária.

 

Espumas Flutuantes; e Os Escravos, de Castro Alves:

 

Outro notável poeta é o baiano Castro Alves, com suas obras Espumas Flutuantes e Os Escravos, agora novamente reunidas. Assumidamente abolicionista, ele dá voz a versos contra a escravidão, revelando as atrocidades e injustiças de um período crucia. As escritas carregam uma intensidade lírica, diálogos veementes e uma retratação vívida.

 

Iracema, de José de Alencar:

 

A história se desenrola na era da colonização e retrata os confrontos entre os europeus e os indígenas. Iracema, filha do pajé da tribo tabajara, carrega um segredo, mas seu destino cruza com o de Martim, um português perdido nas florestas e acolhido por ela. Dentre eles, floresce um amor além das barreiras culturais da época. O romance é permeado por uma linguagem poética, pintando a exuberância da natureza, as tradições e as paisagens do Ceará.

 

Brás, Bexiga e Barra Funda; e Laranja da China, de António de Alcântara Machado:

 

Compõem uma coleção de contos mergulhados na vida cotidiana dos italianos em São Paulo. Abordam os percalços encarados pelos imigrantes em busca de uma vida digna. São explorados temas como o choque cultural, a marginalização, a exploração laboral e a batalha pela sobrevivência.

Para alguns, novembro pode parecer distante, mas a preparação não deve ficar para a última hora, aconselha o coordenador do pré-vestibular Bernoulli, Breno Pires. “Quanto mais cedo, melhor. Afinal, o conteúdo abordado é bem extenso. Logo, é bom estudar com calma, assistindo as aulas, fazendo revisões e exercícios”, diz.

Para ele, é necessário desenvolver uma estratégia. Isso passa pela definição do horário de estudo, escolha de um bom material didático, pausas para descanso, além da prática de exercícios, simulados e redação. Tudo isso sem deixar de cuidar da saúde física e mental. “É importante produzir semanalmente a etapa textual, intercalada com a correção, com análise crítica de um especialista para, na próxima produção, não cometer os mesmos erros”, diz.

 

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no X (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, Threads, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

 

Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete