Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
treine-e-desenvolva-as-suas-equipes

Treine e desenvolva as suas equipes  

Notícia | 24/07/2023

Larissa Almeida

Um dos objetivos das organizações em geral é, de fato, ser um nome de sucesso entre o público. No entanto, é preciso investir em muitos fatores para alcançar esse quesito. Dentre eles, o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, sejam eles aprendizes, estagiários ou efetivos é indispensável. Nesse sentido, as lideranças devem ser engajadas e promotoras dessas práticas. Então veja, nesta matéria, como ser um gestor preocupado com esses quesitos. 

O que é ser um bom líder? 

De fato, as habilidades de coordenar não nascem conosco, mas sim, são desenvolvidas com o tempo, as características essenciais para a posição. No intuito de saber quais são elas, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez um levantamento sobre o assunto. Com 24 mil entrevistados, as respostas definiram os principais pontos de um chefe inspirador. Para a maioria, 77,71% é quem consegue ensinar e motivar. Em menores proporções, aparecem ser acessível e paciente (6,47%); aliado com a carreira da equipe (6,39%); exigente, mas com propósito (5,25%) e, por fim, alguém com muito conhecimento (4,18%). 

A preocupação com o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores tem aumentado no Brasil

Segundo a pesquisa “Panorama do Treinamento no Brasil 2022/2023”, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) em parceria com a Integração Escola de Negócios, o aporte médio em treinamento e desenvolvimento (T&D) de talentos no Brasil cresceu 34% em 2022, alcançando um investimento de R$ 1.012,00 por trabalhador e recuperando os números registrados no período pré-pandêmico. Ainda de acordo com o estudo, entre os setores com mais destaque estão o comércio, com um aumento de 82%, industrial, com 48%, e de serviços, com 17%.

Afinal, para quem está nesse cargo, como conduzir o time de maneira assertiva? 

Coordenar uma equipe para adquirir aprendizado e compreender a cultura da organização, não é uma missão simples. Como mostra outra análise do agente de integração, realizada com 22 mil respondentes para descobrir com qual complexidade eles vêem o cargo. Ao analisar os números, o resultado foi discrepante, com 92,53% discordando da indagação e apenas, aproximadamente 4,42% afirmando ser uma missão tranquila. Portanto, para orientar os superiores ou quem se prepara para esse ofício, Samir Iásbeck, CEO e Fundador da Qranio, deixa sete dicas indispensáveis em uma boa didática. Confira:

infográfico 

1 - Estabeleça metas

Como líder em T&D, é fundamental definir metas e objetivos precisos os quais, de fato, promovam um direcionamento para a equipe e a ajudem a performar melhor. “Essas metas devem ser mensuráveis, relevantes e, acima de tudo, alcançáveis e com prazos justos. Ao estabelecer missões claras, o time pode focar no essencial e trabalhar para cumpri-lo”, analisa Iásbeck.

2 - Crie um ambiente de aprendizado positivo

Um bom gestor deve investir na criação de um ambiente de aprendizado positivo, onde os colaboradores se sintam à vontade para fazer perguntas, compartilhar suas ideias e cometer erros. Para Samir, isso ajuda a promover uma cultura saudável de conhecimento, confiança e melhoria contínua.

3 - Se comunique de forma eficaz

A comunicação é um dos pilares essenciais para qualquer profissional, mas quando se trata do instante de transpassar um conteúdo é especialmente importante. “Um chefe habilidoso precisa ser capaz de se comunicar de forma eficaz e isso envolve uma escuta ativa de todos os assuntos presentes no dia a dia da equipe, desde os feedbacks até preocupações dos funcionários”, observa o CEO da Qranio.

4 - Ofereça suporte e recursos

Outro ponto fundamental é fornecer os recursos necessários para o time alcançar um bom desempenho. Isso inclui oferecer acesso a equipamentos e ambientes adequados, materiais de treinamento e orientação sempre quando for necessário. 

5 - Crie o hábito de dar feedbacks

Monitorar e avaliar o progresso do quadro de funcionários é imprescindível  para o alinhamento entre os componentes no caminho certo. Dessa maneira, fica mais simples alcançar seus objetivos, por isso, é  outro passo essencial. Além disso, Samir conta como essa troca entre líder e time, seja ela positiva ou negativa, é relevante para direcionar e ajudar a entender quais aspectos precisam ser aprimorados. “Nesse sentido, vale lembrar como comemorar as conquistas e sucessos também é fundamental, pois ajuda a aumentar a moral, motivação e o engajamento”, diz. 

6 - Esteja atento às tendências

Para Samir, se manter atualizado sobre as tendências e inovações nessa área, como design thinking, learning experience design, upskilling, reskilling, inteligência artificial e machine learning também é indispensável e diferencia um profissional mediano de um excepcional.

7 - Lidere pelo exemplo

Por fim, um bom comandante em T&D deve liderar pelo exemplo. “Demonstrar os comportamentos e valores os quais eles desejam estar presentes em sua equipe tem um impacto enorme na sua performance. Por exemplo, se um superior almeja proatividade na busca de oportunidades de aprendizado, ele também deve demonstrar essa postura”, finaliza Iásbeck.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube incentiva a cultura do treinamento e desenvolvimento de talentos. Por isso, conte conosco para encontrar aprendizes e estagiários com vontade de participar e crescer.

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete