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Tenha uma equipe envolvida com o trabalho 

Notícia | 06/07/2023

Rodrigo Barreto

Ter uma equipe envolvida é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Quando os membros estão comprometidos e colaboram de forma harmoniosa, os resultados alcançados são muito mais significativos. Os indivíduos se sentem parte integrante do processo e têm um senso de pertencimento. Eles compartilham objetivos comuns e entendem a importância de seu papel para alcançar as metas. Isso cria um ambiente de confiança, no qual as pessoas ficam à vontade para expressar suas ideias, opiniões e preocupações, pois serão ouvidas e valorizadas. Logo, é imprescindível uma relação forte entre líderes, funcionários, estagiários e aprendizes.

O engajamento do time vai além do mero cumprimento de tarefas. Trata-se de um esforço maior, investir tempo e energia no trabalho. Isso se reflete na qualidade da entrega, na busca por soluções inovadoras e na disposição para enfrentar desafios. A motivação é um fator-chave para a produtividade, pois aumenta o entusiasmo para a realização das atividades. Os integrantes passam a ter uma mentalidade positiva e ficam mais propensos a superar obstáculos. Isso ocorre por vários fatores, como reconhecimento, oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, clima saudável e um propósito claro.

A união também é crucial. Quando todos se conhecem melhor, entendem as habilidades e competências uns dos outros, há um apoio maior. Assim, promove a comunicação efetiva e a resolução de conflitos de maneira construtiva. Para garantir essas características, é fundamental os gestores adotarem uma abordagem participativa, incentivarem o diálogo, valorizarem os colegas e oferecerem chances de crescimento. Afinal, atuar em um local repleto de amigos verdadeiros e ser recompensado pela sua dedicação é um grande diferencial no universo corporativo. Logo, aumentam as possibilidades de atrair e reter talentos.

 

Algumas ações fazem a diferença

 

Uma das principais dificuldades enfrentadas nos últimos anos no mundo corporativo é encontrar maneiras de manter os colaboradores engajados. Além do salário, o comprometimento está relacionado a vários outros fatores. Como fazer isso? Uma opção é a criação de dinâmicas para despertar o senso de pertencimento de forma acolhedora e confortável. Viviane Ripka de Brito, gerente de recursos humanos do Shopping São José, localizado na região metropolitana de Curitiba (PR), destaca a relevância de estabelecer uma cultura organizacional promovendo a liberdade de expressão e opinião, pois isso tem um impacto direto no desempenho dos colaboradores.

No último ano, o empreendimento implementou o "Programa de Ideias". "Incentivamos pensamentos nas áreas de inovação, sustentabilidade, renovação e melhorias. Reconhecemos todas as propostas, pois consideramos isso extremamente determinante", comenta. Segundo Viviane, o processo acontece anualmente e é bastante simples. Os interessados apenas precisam preencher um formulário apresentando suas sugestões. Em seguida, elas são apresentadas anonimamente e votadas por uma comissão composta por gerentes de diferentes setores e membros da diretoria administrativa. Uma vez aprovadas, o autor é revelado e são tomadas as medidas necessárias para implementar o novo projeto.

Várias opções já foram aproveitadas. Entre elas, destaca-se o "Momento Conexão", um encontro mensal sobre temas previamente determinados. Essa iniciativa promove discussões saudáveis cos colegas, com o intuito principal de fortalecer a integração entre os departamentos. "O fato das pessoas serem ouvidas e se expressarem nos direciona consideravelmente em termos de gestão", complementa a especialista.

Engajar as lideranças é uma tarefa essencial

 

De acordo com a pesquisa "Tendências da Comunicação Interna 2023", da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje, os desafios mais destacados da comunicação interna são: engajar as lideranças (74%), alcançar todos os funcionários (55%), passar a estratégia e a cultura da empresa (54%) e gerenciar o excesso de informações (51%).

Ainda, 53% das corporações têm dedicado bastante tempo aos canais internos, enquanto 38% investem em campanhas e 31% em comunicados. Para este ano, as maiores implementações desejadas incluem o treinamento de gestores (25%) e a sistematização de rituais de conversas (21%). A Gestão de Pessoas é a prioridade máxima para 72% das companhias, seguidas pela Cultura da Empresa (67%), Estratégias e Resultados (57%) e Diversidade e Inclusão (53%).

Essas práticas são imprescindíveis para o mundo atual. Afinal, refletem diretamente na construção de um clima satisfatório. No entanto, os comandantes devem estar atualizados e motivados para mudar o panorama e aplicar a transformação em seus negócios. “Conforme o levantamento, o tempo dedicado em apresentações de Powerpoint, é dez vezes superior ao investido em mensuração, por exemplo, ou o dobro de escuta e diagnóstico. O que é mais importante? Como eu lido com as demandas? São reflexões a serem feitas”, ressalta o diretor de negócios e operações da Ação Integrada, Thierry Pignataro.

Portanto, a alta cúpula precisa ter esse entendimento para o bem do empreendimento e para ter a capacidade de passar isso a seus subordinados. É essencial conhecer o segmento, o local e o perfil do grupo para adotar as melhores medidas. Não existe uma fórmula mágica para alcançar essa união. Por isso, a gestão de pessoas é uma tarefa tão relevante, afinal, essa questão é uma chave para alavancar uma organização. O que funciona para a sua corporação? Benefícios, folgas, momentos de descontração, recompensa financeira, valorização do profissional? Essa é uma análise a ser feita para determinar qual caminho seguir.

 

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