Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
amplie-a-sua-capacidade-de-liderar

Amplie a sua capacidade de liderar  

Notícia | 30/06/2023

Larissa Almeida

Por trás do sucesso de uma empresa existem diversos fatores. No entanto, é indescartável a existência de uma boa equipe. Porém, para formulá-la, é preciso também contar com um líder preparado. Contudo, o perfil de um gestor envolve e exige inúmeras responsabilidades e competências. Nesse sentido, seja para quem está em uma posição de jovem aprendiz, estagiário ou efetivo em busca desse futuro, ou os indivíduos já inseridos na posição, existem elementos para ficarem atentos. Então veja, nesta matéria, como aprimorar a capacidade de liderança. 

Existe um perfil ideal para ser líder? 

Cada um tem seus princípios e valores, por isso, o conceito de uma boa coordenação tende a variar. No intuito de saber quais são eles, o próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez um levantamento sobre o assunto. Com 24 mil entrevistados, as respostas definiram os principais pontos de um chefe inspirador. Para a maioria, 77,71% é alguém com capacidade de ensinar e motivar. Em menores proporções, aparecem ser acessível e paciente (6,47%); preocupado com a carreira da equipe (6,39%); exigente, mas com propósito (5,25%) e, por fim, alguém com muito conhecimento (4,18%). 

Esse papel tem muitas responsabilidades, mesmo assim, as organizações tem falhado em escolher o seu representante

O indivíduo nesse ofício não cuida apenas de atribuições relacionadas à sua área de atuação, mas das estratégias e da coordenação dos demais colaboradores. Ele tem o poder de influenciar na motivação dos outros, produtividade, em questões financeiras, a ascensão ou o declínio de uma companhia. Por isso, esse desafio deve ser proposto e aceito com cautela. De acordo com um estudo realizado pela Gallup, as organizações falham ao escolher seus líderes em 82% do tempo. Onde a cada dez profissionais selecionados, apenas um possui talento para tal atividade. 

Porém, ao contrário dos estigmas de como o cargo é difícil, em outra pesquisa do agente de integração, o nível de complexidade desse desafio varia a partir das atitudes de quem comanda. Com a questão: “você acha que é fácil ser gestor?”, uma mostra de 22 mil respondentes deixaram a sua consideração. A maioria (84,86%) disse depender apenas de como a pessoa agirá com a equipe e, somente, 7,67% da apuração considera árduo, pois haverá muita cobrança, pouca harmonia e a fama de ser chato. Por fim, o restante 4,42% vê o ofício como algo simples de ser executado. 

Então, quais ações aprimoram a capacidade de liderar? 

A fim de orientar os profissionais incluídos nessa função, ou até quem está se desenvolvendo para isso, Tatiana Romero, diretora de recursos humanos da Ticket, deixa oito orientações indispensáveis para adquirir a habilidade de gerir pessoas. Descubra: 

Infográfico com 8 requesitos indispensáveis para gerir pessoas

  1. Seja exemplo

A liderança é observada por todos, por isso é necessário ser exemplo em atitudes, postura e forma de agir. Ao ter uma conduta correta e ética, a imagem transmitida para o time será ideal para criar um relacionamento de confiança e respeito. Além disso, o time se sentirá muito mais motivado ao ver a liderança trabalhando duro e vestindo a camisa daquela área.

  1. Ofereça feedbacks constantes

Para manter o quadro em sintonia e se desenvolvendo continuamente, é preciso orientá-lo e aplicar feedbacks periódicos. A gestão de pessoas oferece uma visão ampla e completa da turma. Isso auxilia a liderança a avaliar determinadas situações com outros olhos. Assim, indicar suas fortalezas, quais itens aperfeiçoar e como isso deve ser feito. Por outro lado, essa troca também deve ser realizada para comunicar os progressos, crescimentos e bons resultados.

  1. Conheça a equipe

Para criar um ambiente agradável e uma boa relação com todos, é muito importante conhecer individualmente cada integrante da equipe. Uma liderança inspiradora não apenas busca metas, mas está empenhada em ajudar com o alcance dos objetivos.

  1. Valorize os profissionais

Identifique e aproveite os diferentes perfis do time para trabalhar em prol da evolução individual e coletiva. Assim, é essencial valorizar o destaque de cada um, enquanto observa e cria estratégias para unir essas características em prol da companhia.

5. Ouça mais

Escute as ideias, reclamações, temores e anseios de forma imparcial e ativa. Essa atitude torna a gestão eficiente por usar a troca de ideias e opiniões, como base para firmar uma decisão.

  1. Proporcione um senso de lealdade

Não tenha medo de formar sua sucessão. Ou seja, ficar intimidado pelo ampliamento da sua equipe, pois há espaço para todos. Ao construir relações leais, todos trabalharão pelos mesmos propósitos, o ambiente ficará mais leve, colaborativo e confiável. 

  1. Desenvolva uma boa comunicação


Também é preciso contar com uma comunicação assertiva. Ela alinha as expectativas e aponta os pontos de melhoria, além de valorizar os feitos. Essa postura reforça a ligação de confiabilidade o qual proporciona diversos benefícios.

  1. Admita os erros

Todo mundo erra e a liderança não está imune a isso. Mesmo com ótimas melhores intenções e experiência de vida, reconhecer suas falhas e buscar corrigi-las tornará a conduta inspiradora e forte. A maneira como a gestão trata seus equívocos diz muito sobre a forma como lidará com as falhas dos demais.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar a chance de ser um futuro líder, conte conosco! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete