Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
comande-seus-times-com-novidade

Comande seus times com novidade 

Notícia | 21/06/2023

Pedro Fagundes

Como você enxerga o impacto das lideranças na produtividade de uma equipe? A influência dos gestores no sucesso de uma empresa é fundamental. O comandante é um dos colaboradores mais importantes, pois executa um papel responsável pela manutenção de parte significativa da força motriz da entidade. Além de possuir habilidades técnicas e vasto conhecimento, é essencial saber cuidar do grupo de maneira fraterna, a fim de alcançar os objetivos. Para isso, é preciso ter um relacionamento ativo e envolvido com o time. Segundo uma pesquisa levantada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), com a participação de 25.536 estudantes, 55,76% avaliam sua ausência como um aspecto negativo. Quer evitar essa situação? Confira a matéria a seguir!

 

Carências de um perfil de liderança

Assumir um cargo de gestão envolve uma grande responsabilidade, assim como o papel de um capitão em uma embarcação ou aeronave. As decisões tomadas pelo coordenador afetam, não apenas sua equipe, mas também o futuro da organização. De acordo com um estudo do Sebrae, 60% das corporações encerram suas atividades antes de completarem o segundo ano de operação. Muitos desses fracassos poderiam ter sido evitados com uma gestão responsável e estratégica. Evitar a centralização das atividades é essencial para o progresso de qualquer organização. Quando o gestor trabalha verdadeiramente, lado a lado com seus subordinados, consegue melhorar a qualidade dos resultados do estabelecimento”, pontua o diretor de RH da Famarcas, André Costa.

Embora a trajetória de um empreendimento possa parecer linear, a realidade está repleta de obstáculos imprevisíveis. Com a chegada da pandemia, o sentimento de incerteza extrapolou para todos os setores laborais. Os desafios se tornaram parte do cotidiano e a mudança para o ecossistema digital exigiu a adaptação de métodos, métricas e estratégias. Por isso, a perspicácia e agilidade do líder são fundamentais para enfrentar as adversidades. É preciso estar sempre atualizado e preparado para lidar com as mudanças repentinas. Além disso, ficar a postos para informar as equipes. “A voz é capaz de atrair as pessoas. Seu domínio possibilita sinalizar confiança e certeza, contribuintes de uma comunicação mais efetiva”, enfatiza a psicóloga Juliana Algodoal.

O papel do gerente em lidar com questões internas e externas tornou-se ainda mais complexo com as mudanças constantes no mundo atual. Além disso, é necessário atentar-se às inovações tecnológicas e ao bem-estar dos funcionários. Para se tornar um superintendente executivo eficaz, é essencial desenvolver novas habilidades e competências. Deve-se investir no aprendizado contínuo, a fim de manter-se atualizado e preparado para enfrentar as demandas do meio. “Trata-se de uma vida de constantes treinamentos e capacitações, inclusive em aspectos comportamentais. Essa dificuldade se reforça, visto a necessidade de se aproximar dos funcionários e compreender suas atividades. Cada competência deve orientar-se perante o dia a dia das equipes”, acrescenta Costa.

 

Competências fundamentais de um líder 

Em um ambiente de negócios dinâmico, é primordial adotar práticas organizacionais capazes de melhorar a rotina. Com isso em mente, o Nube criou uma lista com algumas sugestões para preencher lacunas e liderar de forma participativa. Veja abaixo:

infográfico com dicas para ser um bom gestor

Gerencie riscos: organizar adversidades é crucial no mundo pós-pandêmico. A habilidade de lidar com o inesperado é uma competência valiosa para se ter na sua lista de talentos. As incertezas não devem dominar o ecossistema, pois podem prejudicar processos e decisões. Além disso, é substancial destacar a relevância do comportamento dos coordenadores em situações de crise. Ameaças externas, instabilidade, desequilíbrio financeiro, estagnação e problemas de imagem são exemplos de desafios comuns e inevitáveis, os quais devem estar prontos para serem enfrentados pelos administradores.

Seja resiliente: em um contexto atual repleto de mudanças, a flexibilidade se tornou um aspecto insubstituível para a rotina de um chefe. Saber se adaptar e se reinventar diante das revoluções sociais e tecnológicas é crucial para se destacar e obter sucesso. Receber novidades de braços abertos ajuda a evitar a estagnação e a manter-se competitivo. Não é necessário ter as melhores ideias, porém ser capaz de identificá-las e incorporá-las ao expediente do seu negócio.

Atualize-se: é essencial para uma carreira de sucesso estar em constante aprendizado e antenado às evoluções do mercado. Seguir tendências pode ser tão eficiente quanto criá-las, principalmente em um mundo cada vez mais digital e acelerado. A imersão global das instituições no universo on-line ampliou a necessidade de novas ideias e concepções. Deve-se estar preparado para aproveitar as oportunidades repentinas. Para isso, é necessário manter-se atualizado. A velocidade das renovações é imensa. Logo, urge estar preparado para acompanhar esse ritmo frenético. 

Guarde um período para o lazer: garantir sua própria tranquilidade é o primeiro passo para transmitir confiança a outras pessoas. O estresse e o cansaço comprometem a produtividade e influenciam negativamente aqueles ao seu redor. Por isso, cuidar da saúde e do bem-estar dos seus subordinados é chave. Dessa forma, permite-se aproveitar o tempo livre com a família e praticar atividades físicas regularmente, por exemplo. Em momentos de pausa, recomenda-se respirar e investir em uma alimentação saudável. Lembre-se: caso você caia, muitas outras pessoas sofrerão junto. Por isso, mantenha-se positivo e cuide de sua mente e corpo, preservando a qualidade de vida sua e de quem está ao redor.

Utilize melhor o seu tempo: o controle do relógio é um desafio constante à vida humana, especialmente na esfera laboral. Ele é responsável por regular as demandas e prazos – tão difíceis de serem cumpridos em um único dia. No entanto, a solução para lidar com frenesia não envolve truques mágicos ou ficção científica, mas sim prioridades. Organize-se e gerencie seu calendário para aliviar o de seus subordinados. O sucesso em todas as situações depende da habilidade em encontrar soluções ágeis. Não seja controlado pelo tempo, faça isso você mesmo. “Com um treinamento desde cedo, esse instrumento será um bom diferencial no âmbito privado e organizacional.”, finaliza Juliana.

 

Gostou das dicas? Então, atente-se a quem está a sua volta, estenda sua mão e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para aprimorar seu comportamento perante quem atua no meio é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube preza pelo respeito, incentiva lideranças e torce pelo seu sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete