Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
exposicoes-para-cultivar-a-arte-como-conhecimento

Exposições para cultivar a arte como conhecimento 

Notícia | 17/06/2023

Pedro Fagundes

Você tem consumido cultura recentemente? Quando se fala em repertório, é normal direcionar o pensamento para áreas mais acadêmicas, como especializações teóricas, livros ou grandes ensaios. Porém, não é apenas a erudição quem é capaz de alimentar o conhecimento e agregar pontos de vista. A arte e o entretenimento, desde a música às pinturas e espetáculos esportivos, são igualmente relevantes. A fim de abarcar melhor esse nicho tão chamativo, visitar exposições pode ser a pedida da vez. Para esta semana, o Nube dispõe de um catálogo diverso, comprometido em abrilhantar os olhos e, quem sabe, despertar uma veia poética em você. Está pronto para embarcar nessa jornada? Então, acompanhe as recomendações a seguir!

 

Rainhas de copas - Museu do Futebol (São Paulo - SP) 

Aqui, depara-se com mais uma sessão para homenagem e reflexão! Em ano de Copa do Mundo feminina, é inevitável olhar para a trajetória do naipe no desporto bretão e levantar reconhecimento. Apesar do futebol ser o esporte “assinatura” do Brasil, a participação das mulheres foi, por décadas, impedida, descredibilizada e desvalorizada. Não à toa, a Copa do Mundo masculina data de 1930 – isso com quase um século de prática da modalidade –, enquanto a feminina apenas foi ocorrer em 1991, 61 após os homens. Por razões como essa, a participação das garotas sempre foi marcada como luta. Para representar o movimento, o Museu do Futebol recebe a exposição Rainhas de copas.

Para quem pretende acompanhar essa narrativa por meio de retratos, vídeos e depoimentos, não deixe de conferir o site! O acesso tem um valor máximo de R$ 20,00, porém conta com a possibilidade de meia entrada. O museu abre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h e se localiza na praça Charles Miller, s/n - Pacaembu, São Paulo - SP. Aproveite! 

 

Portinari Negro -  Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu (Paracatu - MG) 

No festival literário de Paracatu, para dar início às atividades, serão apresentadas 42 releituras das obras de Candido Portinari, com foco na história do povo negro no Brasil. Essas novas representações têm o objetivo de inspirar os escritores para o futuro concurso de redação e conscientizar a população sobre o racismo estrutural, o qual ainda persiste no país, por meio da arte. Dessa forma, busca-se inspirar as pessoas e mostrar como cada indivíduo desempenha um papel fundamental nessa mudança.

Quem tiver interesse em participar da competição literária, deve-se, obrigatoriamente, contemplar a exposição – um benefício. No entanto, mesmo para quem não deseja competir, a experiência de testemunhar as obras do ilustre pintor brasileiro é imperdível! Os quadros estão expostos na praça da Matriz de Paracatu até o dia 30 de agosto. A visitação ao local é livre e gratuita. Para obter mais informações sobre a programação do festival, não deixe de consultar a página oficial! Não perca essa oportunidade.

Tina Turner: uma viagem para o futuro - Museu da Imagem e do Som (São Paulo - SP) 

Não haveria melhor homenagem à vida e obra da rainha do rock, senão uma exposição dessa magnitude. Apesar de ter sido inaugurada antes do óbito da cantora, a qual faleceu no último 24 de de maio, a reunião entre história e melodia entrega um belíssimo agradecimento à Tina Turner. O Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, transformou-se em palco para receber cerca de 120 imagens, captadas do acervo The Music Photo Gallery, a respeito da carreira da vocalista. O roteiro da mostra desfila entre política, sociedade e, claro, muita música. Assim, por meio de fotografias, fala de sua caminha até a fama – dos anos 1960 até o final de 1990.

A imortalidade nos versos, acordes e notas da Tina é quem dá vida às paredes preenchidas de memórias. Com um repertório digno de ecoar por gerações, essa é uma exibição para – literalmente – todas as idades. Quem ainda não teve o prazer de conhecer, mergulhe no tempo e conheça melhor esse símbolo. A entrada no Museu tem um valor máximo de R$ 20,00. O local pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 11h às 19h e sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h. Para obter mais informações, consulte a página

 

Intersecções – Negros(as), indígenas e periféricos(as) na cidade de São Paulo – Museu da Cidade de São Paulo (São Paulo - SP)

O nome da exposição em si já reflete o objetivo da mostra: abranger um conjunto de movimentos culturais, artistas, processos e encontros, assim como os espaços de convivência comuns às comunidades minorizadas em nossa sociedade. Conforme destacado na página oficial, a missão é revelar ao mundo suas conquistas e reforçar sua relevância na composição cultural da cidade. Além disso, busca-se combater o apagamento dessas populações e colocá-las como protagonistas na história de São Paulo.

A exposição está em cartaz desde janeiro e tem previsão de encerramento no dia 20 de agosto. Para obter mais informações sobre o trabalho, é possível acessar o site oficial. O museu está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Está localizado na Rua Roberto Simonsen, número 136, Sé, São Paulo, SP. Aproveite o tempo disponível para visitar!

 

Curtiu as nossas indicações? Então, mantenha-se aberto para expandir o repertório,  transforme essa prática em um hábito de seu cotidiano e, claro, compartilhe já com os amigos! A hora para desenvolver novos pontos de vista, críticas, gostos e opiniões é agora, basta ter iniciativa! Com uma perspectiva de maior amplitude, o seu futuro apenas tende a se tornar mais promissor. Portanto, busque por “rolês” culturais, coloque-os na sua agenda e acrescente leveza no seu aprendizado. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade. Além disso, atente-se às nossas demais matérias. Aos finais de semana, sempre publicamos em nosso blog outras dicas de cursos, concursos e livros. Dessa maneira, conseguimos abrir mais portas a fim de incrementar o seu currículo! 

O Nube exalta a arte popular, rememora histórias e as recomenda para você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete