Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
valorize-o-setor-de-recursos-humanos

Valorize o setor de recursos humanos 

Notícia | 12/06/2023

Pedro Fagundes

Como você avalia o desempenho da equipe de Recursos Humanos (RH) da sua empresa nos últimos tempos? Responsáveis por gerir vínculos e relacionamentos, o RH foi uma das áreas mais atingidas pelo caos psicológico da pandemia. Não há dúvida de como esse período tem sido marcado por questionamentos, mudanças e adaptações. Poucas questões são abordadas como antes. Logo, tanto a atração de novos talentos quanto a retenção dos colaboradores se complexificam para qualquer negócio. Portanto, a capacidade de atentar-se às novidades e exigir ajustes de curso tem se mostrado fundamental para a sobrevivência no mercado. Quer conhecer um pouco melhor sobre a funcionalidade dessas competências? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Influência da tecnologia nas empresas

Desde 2020, o mundo dos negócios se viu obrigado a fechar as portas físicas e abrir-se para o universo digital. Essa migração alterou a maneira como a população, no geral, enxerga seu relacionamento com o trabalho. Agora, a vida no escritório foi substituída pelos quatro cantos do quarto. Esse movimento, apesar de conferir conforto, potencializou a dinamicidade da labuta. O expediente pôde se estender aos computadores pessoais, tablets e celulares. Dessa forma, mesmo sem querer, a população caiu em um modelo híbrido. “Muitas pessoas moldaram suas vidas baseando-se no formato on-line. Por este motivo, cabe ao setor de RH trabalhar no procedimento de transição com o cuidado e a atenção necessária”, pontua o empresário, Flávio Legieri.

Em meio a essas transformações estruturais, a tecnologia desempenhou um papel fundamental nessa transição de eras. Sem sua aplicação, funcionalidades essenciais como o trabalho remoto não seriam possíveis. Com a pandemia, a inovação foi integrada diretamente à rotina das corporações e se espalhou. Conforme uma pesquisa realizada pela PageGroup, 77% dos gestores têm como objetivo acelerar a tomada de decisões por meio de ferramentas tecnológicas. Esse esforço demonstra a importância da renovação como um meio de transformar tarefas complexas  e burocráticas em processos lúcidos. “Os dados auxiliam nas tomadas de decisão e guiam os profissionais na formação de estratégias,” explica a diretora de gestão estratégica de pessoas do ManpowerGroup Brasil, Wilma Dal Col. 

Como visto, as soluções tecnológicas têm possibilitado o aprimoramento das competências humanas. Ou seja, não apenas eliminam etapas do trabalho, porém fornecem recursos capazes de facilitar as tarefas dos colaboradores. O fornecimento de dados estratégicos e a disponibilização de softwares de organização são apenas dois exemplos desse apoio. Com o tempo economizado, os profissionais têm a oportunidade de executar suas tarefas cuidadosamente, aprofundar seu conhecimento na área e reduzir o estresse. “Para além de ter os dados em mãos, é crucial saber interpretá-los. Por isso, a principal etapa de sua avaliação é a integração de informações. Dessa forma, as lideranças conseguem tomar decisões mais inteligentes e eficazes para garantir o engajamento e participação de sua equipe”, complementa Wilma.

 

Orientações para um RH atualizado

Diante de um cenário caracterizado pela renovação e suas particularidades, é essencial encontrar uma direção clara para buscar o sucesso. Sem a utilização de metodologias adequadas, navega-se por um oceano traiçoeiro, sem uma trajetória precisa e sujeita a correntezas e reviravoltas. Desamparado, é comum sentir-se preso em um esforço árduo, sem levar a lugar algum. Para enfrentar essa situação, o Nube compilou algumas orientações valiosas a fim de aproveitar o ambiente e navegar de acordo com os ventos. Veja a lista abaixo:

Estabeleça metas claras e realistas para orientar suas ações: ter metas bem definidas é fundamental para direcionar seus esforços e medir o progresso ao longo do caminho. Com base nelas, fica mais difícil cair na procrastinação. Olhos atentos às demandas!

Mantenha-se atualizado sobre as tendências e novidades do seu setor de atuação: acompanhar as mudanças e inovações no seu campo de trabalho permite a você a capacidade de se manter relevante e identificar oportunidades de crescimento. Não é preciso estar um passo à frente do mercado, apenas alinhado as suas renovações.

Desenvolva habilidades de flexibilidade para lidar com as mudanças constantes: a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças é essencial para se destacar em um ambiente dinâmico e em constante evolução. Principalmente em um contexto tomado pelo universo on-line, estar aberto a alterações prova-se uma questão de sobrevivência.

Invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional: o aprendizado contínuo é essencial para se manter atualizado, ampliar seu conhecimento e expandir suas habilidades. Dessa forma, impulsionar a sua carreira torna-se apenas uma questão de tempo. Por isso, vença o marasmo e vá atrás de habilidades e especializações.

Cultive uma mentalidade positiva para superar obstáculos: um mindset positivo e resiliente ajuda a lidar com os desafios de forma construtiva, buscando soluções e aprendendo com as experiências. Utilizar dos erros como plataforma para atingir novos acertos é o posicionamento adequado a quem procura evoluir no mercado.

Esteja aberto a novas ideias e perspectivas: estar suscetível a diferentes perspectivas e ideias estimula a criatividade e a renovação, permitindo encontrar soluções originais para obstáculos persistentes. É somente por meio da escuta ativa como um grupo pode germinar conceitos e resolver impedimentos. 

Priorize a comunicação eficaz e o trabalho em equipe: um diálogo claro e eficaz, aliado ao trabalho em equipe, promove a colaboração e o alcance de resultados coletivos, fortalecendo as relações interpessoais. A quebra de um recorde sempre começa com uma comunicação afiada entre as partes envolvidas. Um bate-papo sem ruídos aprimora a mensagem e poupa tempo com discussões bestas. Logo, invista as horas ganhas nessa habilidade.

 

Gostou das indicações? Então, siga as tendências do mundo contemporâneo, pense no próximo e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para aprimorar a eficiência do seu negócio é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube fornece indicações, preza pela inserção profissional e torce pelo seu sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete