Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-flexibilizacao-corporativa-no-mundo-pos-pandemia

A flexibilização corporativa no mundo pós pandemia 

Notícia | 12/09/2022

Pedro Fagundes

A pandemia mudou a forma como você avalia a sua carreira? Essa foi a pergunta feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) para um estudo o qual contou com 18.356 estagiários, jovens aprendizes e aspirantes aos cargos. Segundo a pesquisa, 47,15% enxergam as transformações trazidas pela Covid-19 como uma nova oportunidade de crescimento profissional. Ou seja, o rastro deixado pela epidemia global no universo trabalhista foi, justamente, a mudança. Com a reclusão da sociedade em suas casas, o planeta tornou-se ainda menor por meio do digital. A vida on-line, de um momento para o outro, havia virado regra. Companhias de todos os cantos, por conseguinte, aderiram à moda e implementaram o modelo. Quer acompanhar as principais tendências desse cenário? Confira a matéria a seguir.

 

Transformações corporativas no contexto da pandemia

 

Vive-se em um contexto de intensa metamorfose estrutural da sociedade. As relações com o outro já não funcionam da mesma maneira como anteriormente. As jornadas de trabalho foram colocadas de ponta cabeça. Nem mesmo o simples ato de assinar um documento – por conta da Assine Bem e outras empresas do ramo – opera como no passado. Apesar de esferas distintas, cada um desses pontos converge em um fator comum: tratam-se de sequelas do virtual. Essas alterações, naturalmente, impulsionam direcionamentos singulares. Esse fenômeno é visto com bons olhos, primordialmente no ecossistema laboral.

 

Agora imersos em uma nova realidade de exercício a distância, a experiência dos funcionários e empresas também sofreu inúmeras mutações. Conforme dados levantados pela Oxford Economics, em conjunto com a Society of Human Resource Management, em 2021 a temática da flexibilização entrou de vez na lista das prioridades fundamentais para um gestor ter a fim de atrair e reter talentos. Isso não é à toa, a comodidade do lar pesa muito na hora de escolher a vaga ideal.

 

“Durante o período de isolamento, o mercado aderiu ao trabalho remoto para não parar as atividades. Com a chegada das vacinas, apesar do processo de reabertura dos escritórios, o home office segue como realidade dos negócios”, pontua o CGO da Niky, Matheus Rangel. A regra vale, também, para quem tem a rotina híbrida como favorita. Cada vez mais popular entre as organizações, sua preferência é notável, pois equilibra o conforto de casa com a necessidade do face a face presencial. 

 

Flexibilização dos benefícios para funcionários

 

Se por um lado, o cotidiano do mundo corporativo foi ressignificado, os benefícios oferecidos às equipes também tendem a se modificar. As entidades contratantes dos mais variados portes já perceberam as vantagens do trabalho remoto. Seja no impacto da folha de pagamento, no ganho de tempo em locomoção, ou até mesmo no auxílio ao meio ambiente, as consequências têm se tornado perceptíveis há algum tempo. Tendo em vista esse contexto, é inadmissível a estagnação das vantagens empregatícias. Da mesma forma como a realidade de uma jornada não é mais a mesma, hoje, os colaboradores precisam ter flexibilidade nas despesas externas. 

 

Escolher entre refeição ou compras no mercado é uma encruzilhada cada vez mais constante na vida de um empregado. A opção de ocupar-se em casa reduz, automaticamente, as idas a restaurantes, proporcionando essa inversão. “Neste cenário, não dá mais para ouvir: ‘aqui não aceitamos vale-refeição’. Os cartões de benefícios versáteis resolvem esse gargalo por meio da disponibilização de uma conta capaz de ser usada das mais variadas formas”, ressalta Rangel. 

 

Tradicionalmente, as firmas costumavam criar seu pacote de benefícios a fim de estabelecer, precisamente, quais proveitos um contribuinte poderá desfrutar. Porém, ao optar por um modelo compatível com a fluidez do moderno, o empreendimento afrouxa as amarras e abre um cardápio mais amplo para escolhas. Essa possibilidade mostra-se cativante a quem a enxerga, pois apresenta uma maior liberdade de decisão. “Com o novo molde, pode-se explorar, desde as variadas formas de alimentação, até serviços, como saúde, mobilidade urbana, auxílio pet, acesso a cultura, auxílio-creche, cursos de idiomas, associação a clubes e academias, medicamentos, serviços de telefonia, entre outros”, acentua o CGO

 

Vantagens de novos programas de auxílio

 

Com a perspectiva de poder gastar os bônus da maneira como bem preferir, destaca-se a alta demanda dos usuários por serviços de saúde. Esse fator se deve à soma de um contexto nacional onde o SUS, infelizmente, não consegue atender a todos, com a ascensão das pautas a respeito da saúde mental. Portanto, oferecer esse serviço é, sem dúvida, um dos maiores diferenciais de quem expressa-se antenado sobre as novas necessidades do mercado.

 

Essa reforma de sistemas também é bem quista pelos RHs, pois são capazes de otimizar estratégias de gestão e carreira. “Os responsáveis pela área não precisam mais lidar com uma gama imensa de fornecedores pulverizados. Além disso, os benefícios são um fator notável na relação entre órgão contratante e subordinados. Dentro da cultura brasileira eles podem até ser tão significativos quanto o próprio salário ou bolsa-auxílio, no caso dos estagiários. Inclusive, os ‘extras’, por assim dizer, demonstram-se especialmente eficazes em grupos mais jovens, entre 20 e 30 anos”, indica Rangel. Esse fenômeno decorre, propriamente, do apreço desse público pela liberdade de escolha. 

 

Por fim, é significativo frisar como a satisfação é, também, um combustível para o aumento na motivação da equipe. Isso gera produtividade, acrescenta no desempenho e pode ser decisivo na retenção de talentos. A realidade está cada dia mais agitada, inovadora e diferente. Barreiras deixaram de existir há um bom tempo, graves restrições também. Portanto, procurar acompanhar esse ritmo desenfreado é um desafio, porém, totalmente recompensante. Esteja atento às mudanças.



Gostou das dicas? Então, prepare-se, fique ligado no espaço à sua volta e evolua! O instante para alinhar metodologias em direção ao futuro é agora, basta querer. Para mais toques como esse, continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

 

O Nube torce sempre pelo seu sucesso.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete