Muito se fala sobre cada um cumprir com as suas próprias obrigações e metas. No meio corporativo, uma certa postura individualista pode ser observada. Entretanto, para se destacar, é necessário ir além de uma simples lista de atividades. Fazer a diferença em sua equipe, seja ela de trabalho ou estudos, pode te levar aos mais altos patamares. Nesse sentido, entenda como superar as expectações no seu estágio pode te ajudar a alcançar um caminho bem-sucedido. 

 

  • Os requisitos do estágio 

 

Uma de suas principais finalidades é inserir o jovem no mercado de trabalho. Aprender dentro da sala de aula é o início do desenvolvimento dos conteúdos disseminados pelos professores. Nesse contexto, alinhar a teoria à prática promete uma sintetização dos ensinamentos oferecidos em classe. Esse primeiro contato com a área de atuação é imprescindível para iniciar uma jornada próspera.

Inicialmente, pegar o ritmo das demandas pode ser difícil para um principiante sem nenhuma ocupação anterior. Isso acontece porque a vida escolar em geral é mais flexível para a maioria das pessoas. Apesar da carga horária fixa nos dias da semana, o momento de revisar as matérias e se preparar para as provas era administrado pelo próprio estudante. Agora, com um dirigente designando os afazeres diariamente, cabe a cada um dar conta do recado. 

As responsabilidades do mundo empresarial destoam muito das antes já vividas: não se trata apenas do retorno sobre as condutas na vida do indivíduo, mas também dos efeitos das atitudes no negócio em questão. Desmoralizar a filosofia da organização ou de algum coordenador não é uma opção. Toda ação causa uma reação. Cabe ao funcionário escolher qual postura adotar e quais serão os impactos ocasionados por ela. 

 

  • É possível superar as expectativas?

 

De acordo com pesquisa realizada pelo Nube, 39,14% dos votantes acreditam na demonstração de suas capacidades como o maior desafio após conquistar uma vaga. Outros 30,81% julgaram aprender os novos afazeres designados como a principal dificuldade. Ademais, 5,49% apontaram a execução de tarefas nos prazos estipulados como a grande adversidade. Tais dados confirmam como a insegurança pode atrapalhar o desempenho na especialização.

Dessa forma, percebe-se como participar do programa de estágio não é algo fácil. Por isso, é tão importante a existência dos processos seletivos, pois encontrar um candidato compatível ao encargo é de extrema necessidade para firmas à procura de novos talentos. Mesmo existindo um enorme banco de dados de pretendentes, é constante o não preenchimento de vagas devido a falta de preparo de muitos. Logo, manter-se informado e em busca de aprimoramento é crucial para concorrer às colocações atualmente.

Segundo Júlio Castro, supervisor de atendimento a empresas no Nube, existem quatro características a serem solicitadas: determinação, transparência, ética e compromisso. Esses são pré-requisitos essenciais para o progresso profissional e independe de experiências anteriores. Tais indícios de autonomia culminam em uma evolução individual constante alinhadas com os requisitos laborais. “Sempre desejo o alcance dos desígnios propostos. No entanto, quando não estão apenas cumprindo o mínimo esperado, mas indo além, é algo satisfatório e de desejo de todos os diretores”, pontua o gestor. 

Sobretudo, demonstrar proatividade é um excelente modo de se sobressair positivamente durante a passagem por algum escritório. Isso requer, muitas vezes, assumir riscos, se desafiar e sair da zona de conforto. Todavia, vale a pena por ser um indicador de direções para o crescimento. Ir atrás de mudanças espontaneamente e resolver problemas antecipadamente demonstra o interesse pela sua função e pode dar indícios de liderança.

Para um estagiário empenhado em exceder as expectativas no seu meio, é preciso antes de qualquer coisa saber quais são elas. Essa é a melhor sugestão para quem não sabe por onde começar. “Em primeiro lugar, tenha claro o esperado de você. Tome a  iniciativa de fazer uma autoanálise e em caso de incertezas sobre como está sendo avaliada sua performance, fale com a gestão. Uma boa comunicação é fundamental. Seja ambicioso e nunca caia na zona de conforto, tenha seus objetivos pessoais e propósitos esclarecidos dentro da companhia”, indica Castro. 

 

  • Como traçar novas posturas

Gabrielly Honorato é estagiária de Inteligência de Marketing e tenta honrar a resolução dos seus deveres por meio do esforço diário de atitudes de otimização. Ela leva em mente as seguintes dicas recebidas: não tentar competir com ninguém além de mim mesma me permite uma superação diária. Deve-se entender como as pessoas são diferentes em seus modos e tempos de aprendizagem. A segunda é acreditar no meu potencial, pois assim, mesmo com outros duvidando dele, a autoconfiança permitirá o meu triunfo.

 Outro jeito útil de saber onde investir seus esforços é aproveitando-se dos feedbacks. Tal costume é primordial para conhecer os pontos errôneos e assertivos. E não entenda errado: essa é hábito qualificativo com o intuito de atingir melhores resultados nas equipes. Ele deve possuir uma conduta responsável e servir para aconselhar os colaboradores, de forma alguma a intenção é ofender alguém. Por essa razão, ele pode ser exercido tanto para elogiar quanto para apontar desfalques. 

 As devolutivas devem ser usadas e exploradas pelos educandos em busca de sua capacitação. Tal cultura avaliativa exerce justamente o propósito de preparar novos prodígios para o ramo empregatício. “Essas respostas auxiliam demais na hora de planejar minhas condutas, tenho consciência de sua finalidade de proporcionar o aperfeiçoamento. A partir disso, consigo ter uma visão panorâmica da situação e enxergar as ferramentas eficazes para atingir e ultrapassar o meu alvo”, ressalta Gabrielly. 

Torna-se evidente, portanto, como a autoavaliação, escutar o próximo e utilizar-se de novas técnicas viabilizam um trajeto produtivo e enriquecedor. Causar uma boa impressão por onde passa, desde o início, é uma maneira de mostrar-se aberto a oportunidades futuras. Assim, você não apenas é notado no seu time como também passa a ter mais perspectivas sobre sua jornada.

Por fim, o Nube oferta posições de estágio. Caso seja de interesse, é possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Além disso, disponibilizamos conteúdo diariamente em nosso blog e nas redes sociais. O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça: o Nube é seu aliado!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe