Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
as-caracteristicas-dos-profissionais-no-pos-pandemia

As características dos profissionais no pós-pandemia 

Notícia | 04/01/2022

Rodrigo Barreto

Como serão os profissionais após a pandemia? Com certeza, sofreram mudanças. As dificuldades enfrentadas, os novos hábitos e práticas geradas nesse período influenciarão na personalidade de todos. Sendo assim, é preciso debater o assunto e conhecer o perfil desses funcionários e estagiários ingressando no mercado neste momento.

As mudanças com a pandemia

A questão de trabalhar diretamente de casa é uma realidade e deve permanecer depois da crise mundial. Essa é uma vontade da maioria dos colaboradores e gestores. Contudo, isso varia de acordo com o ramo, localidade e atividades de cada corporação. “Na nossa empresa, a maior parte deseja o modelo híbrido”, afirma a consultora em gestão de pessoas na Baker Tilly, Alessandra Zanotti.

Resiliência e adaptação são outros requisitos fundamentais. Para Alessandra, continuar aprendendo também é essencial. O chamado longlife learning deve ser aplicado na condução dos trabalhos também fora do escritório, no atendimento a clientes. “Um mundo mais digitalizado, impacta no fim das fronteiras. Isso exige novas formas de comunicação, conhecendo melhor suas realidades”, indicou a gestora.

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - Ibef relatou algumas competências e atributos imprescindíveis para o profissional pós-pandemia. Entre eles está a liderança e sua capacidade de gerenciar performance alinhada ao engajamento. Sem esquecer a saúde mental e a motivação da equipe. É essencial também ter o conhecimento amplo sobre o seu setor de atuação.

Sendo assim, é preciso contar com um olhar mais amplo, saber das dificuldades e recursos disponíveis e aprender com as experiências próprias e de outras pessoas. “Os exemplos e casos de estudo no exterior colaboram para o aprimoramento dos profissionais brasileiros”, destacou a especialista.

Tudo em nossas vidas mudou muito com as restrições e novas rotinas. Foi necessário rever as atividades e desenvolver novas habilidades para se adequar. Entre as competências a serem exigidas, estão inovação, foco na raiz para solução de problemas, visão orientada a riscos e controles internos e atenção a relacionamentos interpessoais.

As características fundamentais

Segundo estudo global realizado pela Salesforce, com 20 mil profissionais em dez países, no início de 2021, a adaptabilidade é uma das características consideradas mais importantes em um trabalhador atualmente. Foi citada por 95% dos entrevistados, à frente de colaboração (92%), resiliência (também 92%) e criatividade (91%).

Por conta da crise, essa adaptação foi forçada e movida por motivos externos. As pessoas não tiveram escolha para conseguir segurar uma boa oportunidade. Em tempos de reuniões a distância e home office, estar aberto a aprender sobre novas tecnologias e maneiras de se relacionar com a equipe também é fundamental.

Para a especialista em carreira e jornadas empresariais Andreza Silva, isso deve começar desde o momento da candidatura a uma vaga. “Esse processo começa antes mesmo da admissão ao novo emprego”, comenta. Por isso, é preciso estar atento a essas novas exigências do mercado para conseguir ingressar em uma vaga, seja ela de aprendiz, estagiário ou efetivo.

Nesse sentido, Andreza compartilha algumas dicas para quem busca uma chance:

1. Durante um processo seletivo, conheça a organização e seus valores para analisar se há compatibilidade e se você se encaixa aos requisitos e à cultura do local.

2. Já contratado, deve-se adotar uma postura de aluno, pois novos procedimentos precisam ser assimilados de forma ágil. Portanto, esteja disposto a aprender formalmente e informalmente. Ou seja, fique de olho nas práticas internas.

3. Enturme-se. Construa um bom relacionamento com seus pares e demais colegas. Essa conduta pode te ajudar tanto na adaptação ao novo contexto quanto no entendimento da postura, para você se comportar e performar de acordo com o esperado.

4. Esteja aberto a novas experiências e desafios. Se coloque à disposição para executar as solicitações, mas não se limite a fazer o básico. Busque sempre superar as expectativas e entregar excelência para se destacar.

Portanto, esteja sempre atualizado e por dentro das novidades em seu meio de atuação. Como você pôde ver, isso fará a diferença e você largará na frente da concorrência. Se está procurando uma oportunidade de estágio, visite o nosso painel de vagas. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete