Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
seu-emprego-esta-garantido-no-futuro

Seu emprego está garantido no futuro? 

Notícia | 28/12/2021

Giovanna Cavalli

Enfim, 2021 chegou ao fim e encerramos este ciclo com 13,5 milhões de desempregados, o equivalente a 12,6%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, 2022 apresenta boas expectativas para o mercado de trabalho. Contudo, será que seu emprego está garantido na indústria 4.0?

O que vai mudar com a potencialização da tecnologia?

Tal movimento, também conhecido como a 4ª revolução industrial, não vai acontecer de um dia para o outro, há fases de maturação. A primeira é “computadorizar”, palavra “aportuguesada”, porém o significado é transformar o analógico em digital. Afinal, tem como base a Internet das coisas (IoT), tecnologia 3D, armazenamento na nuvem, cyber segurança, sistemas de integração, realidade aumentada, gerenciamento de informações, robôs e simulação.

Para a diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior ComexLand, Kauana Pacheco, assim como nas revoluções passadas, há uma preocupação constante com a perda dos empregos e na 4ª não será diferente. “Alguns postos acabarão para novos surgirem. Todavia, atualmente, temos uma vantagem comparada aos demais acontecimentos: a chance de nos prepararmos”, diz.

“É possível descobrir isso da seguinte forma: se em sua atuação presente você desempenha as seguintes funcionalidades - inteligência social; percepção e manipulação e criatividade - fique tranquilo, sua função está segura”, explica a dirigente. Do contrário, demandando esforço repetitivo e não explorando a inovação, está na hora de olhar para outras áreas.

Pensando nisso, Kauana listou algumas vantagens de estar por dentro da Indústria 4.0. Veja:

  • Criação de novos modelos de negócios;
  • Maior customização aos consumidores;
  • Redução de resíduos;
  • Economia de energia;
  • Otimização do tempo;
  • Diminuição de custos a médio e longo prazo;
  • Atenuação significativa de erros;
  • Operações e cadeias logísticas integradas.

Novas oportunidades surgirão, esteja aberto!

Trazendo para a realidade, é a necessidade de profissionais serem protagonistas do seu processo de trabalho. “Eles escolhem em quantos e quais projetos atuar e são responsabilizados pela entrega dos resultados, em vez de ‘bater ponto’”, explica a product delivery manager na BossaBox, Tamara Leal. Ou seja, tornam-se mais livres para administrarem sua produtividade.

Nesse sentido, cabe falar sobre a Passion Economy e as skills para quem deseja se aventurar nesse novo cenário. “Afinal, é a possibilidade dos indivíduos transformarem seus interesses e habilidades em uma alternativa para ganhar dinheiro. Isso é, a paixão de alguém se torna um negócio rentável, sendo ele a renda principal ou extra”, adverte a product delivery manager.

De acordo com ela, dinamismo, autonomia e flexibilidade são características muito importantes para esse conceito girar muito bem no mercado. “Empresas estão atrás de profissionais alinhados a isso. É, mais uma vez, a mão de obra líquida mostrando a sua relevância”, comenta Tamara.

Sendo assim, em um ambiente com urgência de inovação, é mais latente, além da qualificação técnica, algumas maestrias e fazem parte dos processos de atração, seleção e avaliação de desempenho nas companhias. Ela lista:

  • Pensamento crítico e analítico;
  • Raciocínio lógico e resolução de problemas complexos;
  • Inteligência emocional;
  • Trabalho em equipe e cooperação;
  • Resiliência e capacidade de adaptação;
  • Aprendizagem ativa;
  • Mentalidade centrada no consumidor/ usuário.

“O futuro é muito além de atuar de qualquer lugar, é ser apaixonado pela função, estar disposto a enfrentar novidades como squads e preparado para todos desafios. O amanhã é sua atividade de agora”, finaliza Tamara. Portanto, procure sempre ir adiante.

Quando desenvolvemos o pensamento e a engenhosidade, abrimos as portas para a inovação. Assim, criamos, resolvemos, conectamos histórias e princípios e solucionamos contratempos. Ou seja, entregamos mais para a corporação e elas estão procurando por isso.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você destaca seu negócio em meio ao mundo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete