Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
por-onde-comecar-na-gestao-do-negocio-proprio

Por onde começar na gestão do negócio próprio? 

Notícia | 03/11/2021

Giovanna Cavalli

Mesmo com o cenário econômico instável, o Brasil vem quebrando recorde na abertura de novas empresas, você sabia? Cerca de 2,1 milhões de pequenos negócios foram abertos no primeiro semestre deste ano, segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Isso mostra um crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. Nesse processo, várias dúvidas incomodam os empreendedores. Então, continue lendo e entenda melhor sobre o assunto.

Recorde de novos empreendimentos

De acordo com dados do Simei, existem hoje cerca de 12 milhões de MEIs (Microempreendedor Individual), considerando todas as Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAE). O recorde sucessivo coincide com os esforços de estados brasileiros em facilitar e agilizar o cadastro de CNPJs, mas apesar dessa superação, a estimativa é de 48% dos empreendimentos fecharem em até três anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O principal motivo é a falta de gestão eficiente.

Nesse sentido, reunimos indicações de leituras para tomar como fonte de aprendizado nessa jornada. Veja:

O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz

O livro traz ensinamentos sobre alguns pilares chave do empreendedorismo como liderança, cultura e gestão de pessoas. “A obra mostra bastante a importância de instaurar uma cultura de compartilhamento e como isso se traduz em uma comunicação eficiente. No decorrer dos capítulos, o aspirante aprenderá como falar com seu time, construir confiança e determinar as prioridades”, analisa o CEO e co-fundador da Yungas, Guilherme Reitz.

O poder de pensar fora da caixa, de William Thorndike

Como o próprio subtítulo do exemplar diz, nele são expostas lições de oito executivos nem suas caminhadas para superaram problemas aparentemente insolúveis. “Apresenta diversas estratégias de gestão pouco convencionais, mas de muito valor para seus respectivos mercados. Além disso, ressalta a importância de alocar corretamente o capital da companhia e como promover seu crescimento exponencial a curto, médio e longo prazo. Ler esse tipo de experiência me ajudou a visualizar mais opções de investimento e novos caminhos estratégicos”, explica o CEO da fintech FacilitaPay, Stephano Maciel.

Mindset: a nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck

O clássico está disponível física e digitalmente e traz um conceito desenvolvido pela professora e especialista, durante anos, sobre a nossa atitude mental ao encararmos a vida. Isso, ela chama de “mindset”. “O escrito revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos, sendo um fator decisivo para a exploração de todo o nosso potencial”, diz o CEO da Compufour Zucchetti, Wagner Muller.

A arte do começo, de Guy Kawasaki

Considerado o maior estrategista do mundo, Guy Kawasaki, exibe alguns insights e passa algumas sugestões para quem está iniciando no mercado com base no seu know how. “É uma proposta muito eficiente, com dicas para todas as etapas de uma startup ou projeto. Aborda temas como recrutamento e finanças e ao mesmo tempo consegue convergir tudo isso com a ideia do empreendedor”, engrandece o CEO da CashWay, Felipe Santiago.

Ponte para a inovação, de Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio

Os autores analisam o case de sucesso de Florianópolis como um dos ambientes mais competitivos no desenvolvimento de negócios em tecnologia e inovação no Brasil. “O mundo de startups e organizações do setor faz toda a diferença e o compartilhamento, em todos os sentidos, gera tração e velocidade para crescer nos empresários”, comenta o CEO da Área Central, Jonatan da Costa.

Depois dessa pílula de conhecimento, você ficou mais entusiasmado e confiante? Acredita ter o perfil empreendedor? Essa atividade é muito reconhecida pela habilidade inventiva e autônoma. Além disso, é muito importante também a aptidão de cultivar a paciência, o comprometimento e a vontade de fazer a diferença.

Então, se isso faz parte do seu sonho: “mãos à obra”! Para mais dicas, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de especialistas de diferentes áreas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube e boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete