Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-conhece-o-metodo-okr

Você conhece o método OKR? 

Notícia | 10/09/2021

Rodrigo Barreto

A gestão é o fator principal para o sucesso de uma empresa. Somente aquelas com boa administração de seus processos conseguem se destacar no mercado de atuação. Contudo, essa tarefa exige atualização e preparação dos empreendedores, pois existem conceitos e metodologias surgindo pelo mundo, acompanhando a evolução tecnológica e oferecendo novas ideias.

Uma delas é a técnica OKR - Objectives and Keys Results, cada vez mais popular em diferentes segmentos. Trata-se de uma estrutura de definição de metas para ajudar as organizações e depois rastrear o resultado. Foi criada na década de 70 pelo ex-CEO da Intel, Andy Grove. O conceito ganhou fama em todo o mundo por ajudar no crescimento do Google na virada do século, ter simplicidade de implantação e a possibilidade de ser utilizado tanto por pequenos negócios, quanto por gigantes.

O fundador da Pragmática Consultoria em Gestão, Pedro Signorelli, é um adepto do modelo. “É cada vez mais uma opção acertada na administração nos tempos atuais. Pela natural rapidez das mudanças, aceleradas pelas tecnologias e responsáveis pelas aberturas de possibilidades ilimitadas em todos os segmentos. Além disso, não tem como não citar a pandemia, impondo ajustes constantes nos planos de negócios".

Essa forma de gestão já está consolidada em diversos países, principalmente nos Estados Unidos com as empresas do Vale do Silício. No Brasil, é realidade no mercado nacional, mas ainda não é utilizada em sua plenitude. O grande erro é imaginá-la como simplesmente uma técnica de administração de processos. Na verdade, ela é um passo para a transformação cultural nas corporações. Sem uma preparação prévia, ela não vai funcionar tão bem como deveria. Ou seja, a alta liderança se esquece de alinhar o propósito da companhia com os objetivos a serem traçados e as expectativas de seus colaboradores.

Nesse sentido, Signorelli traz cinco benefícios e princípios desse estilo.

Cinco benefícios do método OKR:

Alinhamento: Por ser uma ferramenta de comunicação, se bem utilizada pela organização orientará as equipes de maneira mais assertiva, em cada momento.

Foco: a empresa prioriza o mais importante a cada momento e concentra esforços em torno da agenda definida para o ciclo. A disciplina de acompanhamento é fundamental para não perder o foco.

Engajamento: quando o time sabe como seu trabalho contribui para a estratégia da instituição, por participar do processo de construção e estar alinhado às prioridades, trabalha de maneira mais engajada e alcança melhores resultados.

Responsividade: os ciclos curtos trazem mais capacidade de responder às mudanças no ambiente de negócios e na evolução da tecnologia.

Colaboração: o processo de construção é mais colaborativo e as equipes trabalham com indicadores compartilhados. Isso faz a colaboração aumentar entre diferentes estruturas da organização.

Os cinco princípios do método OKR:

Transparência: os OKRs têm de ser transparentes porque todos envolvidos na execução da estratégia precisam saber quais são os objetivos e remar na mesma direção. As mensagens devem ser claras e assertivas para uma comunicação eficaz.

Ciclos curtos: os objetivos são elaborados para serem atingidos em períodos menores, tipicamente três meses. São revisitados e ajustados periodicamente, podendo sofrer alterações caso seja necessário adequar-se a um novo direcionamento.

Bidirecional: a execução do plano não é definida apenas pela direção da firma. Os demais funcionários também têm participação no processo de criação.

Disciplina: após a elaboração é fundamental colocar em prática e manter a disciplina de acompanhamento do destino traçado.

Ambição: normalmente envolvem sonhos ambiciosos com vistas à transformação do estabelecimento.

Portanto, esteja sempre ligado nas novidades do mundo corporativo e veja quais as melhores opções para aplicar em seu negócio. Uma mudança na cultura pode ser o ponto de virada para o sucesso e crescimento. Se você busca por talentos para integrar o seu quadro, entre em contato com o Nube, nós podemos te ajudar com a captação de jovens para serem lapidados e te ajudarem nessa jornada.

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete