Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-boa-pratica-da-empatia-no-ambiente-corporativo

A boa prática da empatia no ambiente corporativo 

Notícia | 07/07/2021

Giovanna Cavalli

A comunicação humanizada, ou não violenta, é uma técnica desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg e pode ajudar qualquer pessoa, mesmo em situações cheias de conflito como a guerra, a se expressar de modo mais eficaz e com empatia. Isso potencializa a motivação e o engajamento entre os indivíduos.

A boa comunicação é indispensável

A habilidade tem sido cada vez mais necessária no ambiente corporativo. Afinal, espaços com maior abertura ao diálogo, propiciam um caminho conciliador e promovem maior conexão das equipes. “Além disso, melhoram e preservam a saúde mental dos colaboradores e, consequentemente, impactam os resultados”, analisa a empresária e headhunter, Dani Verdugo.

Essa humanização auxilia no exercício de entendimento quanto às emoções por trás das falas, produzindo reflexões e reações mais tranquilas. “Quando adotada dentro de uma corporação, ela favorece a manifestação de todos, pois cria um ambiente acolhedor. Isso não significa o fim dos debates ou discussões, mas será mais fácil chegar a um consenso”, complementa a especialista.

Estruturada por quatro pilares, sendo eles consciência, linguagem, comunicação e influência, não é facilmente implementada. Todavia, se exercitada constantemente, acaba se tornando cultural e passa a integrar a cultura organizacional. Nesse sentido, Dani listou alguns exercícios para se tornar um agente de transformação. Veja:

  • Evite pré-julgamentos sobre o “certo” ou “errado”;
  • Não se compare, nem confronte os demais;
  • Abandone o tom acusatório, pois ele causa reações defensivas;
  • Explique suas necessidades com clareza;
  • Se coloque no lugar do outro;
  • Expresse seus pontos vulneráveis, caso se sinta confortável;
  • Antes de responder a uma ofensa ou ataque, pense com calma e exercite sua empatia. Não responda no mesmo tom.

Respeito mútuo é a base

Se não tratado desde o início, as situações podem virar até difamação. No trabalho isso acontece quando uma pessoa sofre (ou realiza) uma conduta ofensiva à reputação de outra. Além de prejudicial à imagem da empresa, é crime. Pensando nisso, o especialista em compliance e sócio da S2 Consultoria, Renato Santos, nos ajudou com mais alguns pontos relevantes. Confira:

Melhore o clima organizacional - recomenda-se a aplicação de pesquisas de satisfação para avaliar o clima institucional. “É sempre importante identificar os pensamentos dos trabalhadores para criar programas para melhorar o clima e fortalecer os relacionamentos, tais como: aumento de bônus, eventos internos, confraternizações, gamificação, palestras motivacionais, etc”, expõe o empresário.

Incentive a comunicação - é fundamental ter bons canais e fazer reuniões periódicas com o time. “Os gestores devem incentivar o respeito, a ética, a transparência e dar sempre o exemplo. É preciso mostrar, na prática, a compostura por todos e a falta de preconceitos”, afirma Santos.

Crie políticas claras - é fundamental ter princípios estabelecidos sobre o comportamento ideal dentro da entidade. Isso ajuda a nortear as atitudes internas e são uma forma de conduzir (e até mesmo punir) quem não se adequar às normas. “Assim, é indispensável ter um bom código de ética e aplicar testes de integridade para promover uma gestão segura e de acordo com a cultura”, finaliza.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Como anda o clima corporativo no seu serviço?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete