Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-saldo-de-um-ano-de-home-office

O saldo de um ano de home-office 

Notícia | 29/04/2021

Giovanna Cavalli

Quem poderia imaginar um mundo onde grande parte das empresas adaptariam suas estruturas de trabalho ao home office em menos de 15 dias? Parecia ser algo impossível, mas aconteceu e já dura um ano! Em dezembro de 2020, essa era a rotina padrão de 43% das companhias no país, segundo dados da consultoria BTA.

Adaptações, adaptações e mais adaptações...

Enquanto a transição foi tranquila para algumas, para outras foi e ainda está sendo extremamente complicada. Todavia, essa parece ser uma tendência permanente. De acordo com estudo feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV), esse modelo laboral deve crescer 30% no país em um cenário pós-pandemia.

Enfrentamos altos e baixos, mas muitas lições têm sido aprendidas. Nesse sentido, o CEO da Pontaltech, Carlos Secron, listou alguns ensinamentos importantes adquiridos com esse processo. Veja:

Necessidade de planejamento: uma das maiores preocupações foi como manter as rotinas de trabalho, o alinhamento de expectativas, a comunicação e, principalmente, como conciliar tudo isso com questões pessoais. “Diante de tantas situações aparentemente complicadas, a melhor forma de gerenciá-las é se planejando, afinal, se não tivermos o mínimo de organização, tudo isso pode rapidamente se tornar um caos”, explica o dirigente.

Aumento da produtividade: ao contrário do pensamento “trabalhar em casa causa enormes distrações”, de acordo com uma pesquisa realizada pela Pulses, 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos atuando remotamente. Isso porque ao operar do lar, os colaboradores não precisam gastar tempo se deslocando até o escritório e podem personalizar seu espaço de serviço conforme o conforto, iluminação, música de fundo, etc.

Autonomia e agilidade: reuniões desnecessárias e conversas aleatórias foram consideravelmente reduzidas. Isso deu espaço para reuniões programadas, aumentando assim a agilidade e eficiência no desempenho das tarefas. Isso contribuiu para entregas cada vez mais claras e objetivas.

Importância da comunicação: manter a comunicabilidade assertiva é um fator indispensável para qualquer marca e sua falta pode acarretar interpretações equivocadas e falhas na entrega de resultados. “Para evitar esses problemas no teletrabalho, é importante usar ferramentas de conversação on-line tanto interna, quanto externa, como o Meets e o Zoom”, avalia o CEO.

Se você é gestor, seja transparente e pratique feedbacks para ajudar no autoconhecimento e no desenvolvimento de outros profissionais. “Saiba delegar. Peça ajuda de outros colaboradores. Pratique a empatia”, comenta o sócio fundador da Lion Saúde, Ricardo Oliveira.

Integração de novos funcionários: uma das maiores vantagens desse formato é a possibilidade de reter talentos de outras regiões, ou até mesmo países. Usando todas as ferramentas e monitoramento, a integração desses indivíduos à rotina da organização e a seus colegas se dá naturalmente. Obviamente, há sempre o cuidado de enviar um kit de boas-vindas, com mimos e dispositivos para o domicílio dos funcionários para potencializar a performance e o pertencimento deles.

A conexão pessoal no dia a dia do trabalho continuará sendo importante. “Contudo, esse um ano de home based evidenciou a necessidade da confiança no time para deixá-los encontrarem os melhores caminhos a fim de atingirem os resultados esperados. Aqui, isso tem dado certo”, finaliza Secron.

Mantenha-se informado! Para isso, continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você destaca a sua corporação em meio ao mundo empresarial. Conte com o Nube!

O que você aprendeu neste ano?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete