A crise econômica vem trazendo também consequências sérias para o mercado de trabalho. Segundo estimativa da XP Investimento, o desemprego no Brasil pode atingir 40 milhões de pessoas. Nesse contexto, é natural algumas empresas buscarem maior eficiência e redução de custos fixos. Por outro lado, quem possui uma colocação tem receio de trocar de emprego, surgindo o desafio de se recolocar. 

Segundo Mariangela Schoenacker, diretora de operações da consultoria LHH Nordeste, escolher ganhar mais ou menos precisa ser analisado com cautela. É preciso entender o momento para tomar essa decisão. "Num mundo em transformação como estamos vivendo, o mais importante é ter um trabalho com oportunidades para o desenvolvimento de novas habilidades. Hoje nossa competitividade não está apenas em competências técnicas, mas sim na capacidade de aprender constantemente e cooperar para construir negócios e capazes de agregarem valor para as pessoas", explica a especialista. 

Além disso, Mariangela ressalta aos profissionais para não deixarem de buscar novas oportunidades só porque o salário é inferior ao cargo anterior, “olhe o todo, veja a instituição, escopo da posição, benefícios, aprendizagens e balanço de vida para tomar qualquer decisão”, afirma. 

Então, caso esteja buscando um novo cargo, Mariangela sugere algumas dicas práticas:

Autoconhecimento

Para ela, é importante ter clareza de quais são suas necessidades, dessa forma conseguirá “ajustar o cinto". Por isso, reflita sobre qual sua oferta de valor: “quais habilidades posso oferecer para o mercado? Qual meu propósito e meus objetivos de curto, médio e longo prazo? O que preciso aprender, quais pessoas devo conhecer, empresas, considerando meus objetivos?”, sugere. 

Oportunidades

Análise as oportunidades de forma abrangente. Veja se pode trazer possibilidades de evolução profissional e pessoal. “Considere se está alinhado com o seu propósito e com as demandas aceleradas de novas habilidades decorrentes das mudanças socioeconômicas e tecnológicas”, comenta a diretora. 

Para a gestora, muitas profissões vão mudar radicalmente e o diferencial estará em como você está se atualizando hoje. “Saia da sua zona de conforto, busque conhecimento sempre. Capacidade de adaptação e vontade de aprender rápido vão te diferenciar e permitir ter melhores posições e remunerações", conclui a especialista.

Uma das principais mudanças está justamente na necessidade de se adaptar ao regime de home office. De acordo com levantamento da instituição Revelo, terá um aumento de 15% na procura de vagas de tecnologia e em posições nas quais as atividades possam ser desenvolvidos de forma remota. "Com as pessoas em quarentena, identificamos uma migração dos candidatos para a procura por funções e posições nas quais não seja preciso sair de casa", pontua Lachlan de Crespigny, cofundador da companhia.

Marketing Pessoal 

Outro aspecto essencial apontado pelos especialistas para a recolocação no mercado está relacionado ao marketing pessoal, ou seja, a forma como você lida com sua imagem. Para adquirir novos conhecimento sobre o assunto faça o curso "Marketing Pessoal”, disponível gratuitamente no site do Nube. 

Assim, você aprenderá a construir seu cartão de visitas, conceitos gerais sobre Marketing e dicas sobre seu comportamento nas redes sociais, vestimenta, postura verbal e corporal. Comece agora mesmo e potencialize seu sucesso! A modalidade está organizada em cinco módulos, de maneira a apresentar um novo conceito em cada etapa. 

Conte com o Nube para novas dicas e orientações. Boa sorte! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe