Quando realizamos atividades, diferentes partes do cérebro são ativadas. Contudo, há áreas adormecidas as quais só despertam quando começamos a fazer algo além do nosso comum. Ou seja, escapando do padrão do aprendizado apenas baseado na lógica. Dessa forma, desenvolve-se a inteligência emocional do ser humano. É assim com a música. 

Aprendizado criativo e lúdico

De acordo com uma das maiores especialistas em arte-educação, Ana Mae Barbosa, o estudo das artes, entre elas as musicais, evolui a capacidade de raciocínio, emocional e afetivo. Sendo assim, "nas últimas décadas, cientistas fizeram grandes avanços. Inclusive em mapear a mente enquanto o indivíduo executa tarefas, analisando como isso impacta no cotidiano. Dessa maneira, descobriram no ato de aprender um instrumento, o impulsionamento dos campos ligados ao raciocínio e concentração", explica o psicólogo educacional e diretor da rede de escolas Minds English School, Augusto Jimenez.

Em vista disso, o distanciamento social está gerando muito estresse, ansiedade e depressão nas pessoas. Então, “fazer alguma coisa proporcionadora de prazer em conjunto com o conhecimento de algo novo, pode contribuir de forma significativa para a manutenção da saúde mental”, comenta o musicista Ednaldo dos Santos.

Os dois lados do cérebro dos estudantes e profissionais da música são fortalecidos. Isso porque a mente é aguçada a desenvolver atividades complexas e exigentes com rapidez. Por isso, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, habilidades cognitivas e capacidades de socialização contam como diferencial para conquistar uma vaga ou conseguir uma posição melhor.

Pensando nisso, o psicólogo educacional desenvolveu os cinco motivos para você começar a praticar um instrumento musical. Veja:

Memorização - quando se está aprendendo a tocar um instrumento, além de decorar a música, o ritmo e a letra, também é preciso gravar os movimentos. Isso estimula o cérebro e proporciona a memorização mais rápida. Logo, com uma agenda corrida no trabalho e dia a dia, não esquecer de compromissos importantes e não ter aquele famoso "branco" é efetivo para ir bem na carreira.

Organização - para realmente se capacitar, é essencial se organizar no tempo dedicado ao estudo musical. Professores argumentam a necessidade inicial de 30 minutos de prática diária para habilitar a memorização estimulada e não sobrecarregar a cabeça. Após um período, pode-se aumentar gradativamente o treino. Por isso, a ordem é determinante para trabalhar com qualidade, melhorando o ambiente laboral e as relações interpessoais.

Aprendizado - além do mais, esse processo de conhecimento musical facilita também a experiência com um novo idioma. Isso se explica, pois as áreas mentais de assimilação de conteúdos, as quais precisam de raciocínio lógico e concentração, são estimuladas. Logo, são duas áreas responsáveis por habilidades linguísticas e a capacidade de resolver problemas cotidianos. Bem como, facilitar o tráfego de informações do lado direito, responsável pela emoção e criatividade e do lado esquerdo, pelo raciocínio lógico.

Socialização - é uma das características mais procuradas no mundo corporativo. Isso é muito observado na escola de música, por exemplo, onde há interação com o instrumento e a timidez fica mais distante.

Persistência - lidar com as nossas frustrações é um desafio. No entanto, para aprender a tocar um instrumento é necessário a persistência e o foco. Essa também é uma aptidão muito importante no percurso profissional. Além de estimular a felicidade nas pequenas conquistas.

Portanto, aproveite a quarentena de um jeito diferente e mais alegre! Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais. Publicamos conteúdos diariamente e temos a participação de especialistas de diferentes áreas. Assim, você mantém a mente em constante aprendizado. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe