Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aprendiz-contribui-com-o-fgts

Aprendiz contribui com o FGTS?  

Notícia | 29/11/2019

Vinícius Lima

Ao procurar por uma colocação no mercado de trabalho, muitas dúvidas podem surgir, inclusive, sobre os direitos, deveres e benefícios, dependendo do tipo de contratação pretendida. Por isso, se você anseia por uma vaga de Jovem Aprendiz, é necessário entender como funciona o FGTS para essa prática.

Efetivo ou Aprendiz? Entenda o cálculo

As normas, embora semelhantes, possuem divergências para quem é efetivo e para os aprendizes. Ou seja, para o primeiro grupo, 8% do valor do salário é destinado ao Fundo de Garantida e, para o outro, apenas 2% da renda mensal.

E para sacar?

Todo brasileiro tem uma série de obrigações antes de sacar a quantia arrecadada. Esse mesmo conceito é aplicado ao estilo de admissão voltado a quem tem entre 14 e 24 anos. Para esses, o saque só será permitido a partir das seguintes condições:

Rescisão por implemento de idade, por fechamento da empresa ou por término do contrato.

Alguns cuidados

Qualquer outro tipo de encerramento de contrato não garantem a retirada da quantia obtida. Outro ponto imprescindível a se atentar é a perda de direitos, tais como férias e 13º salário, caso a demissão aconteça por algum desses motivos:

I. Desempenho insatisfatório
II. Problemas de conduta e/ou disciplina
III. Ausências não justificadas nos dias de treinamento teórico
IV. Solicitação de desligamento partida do contratado

Por que se manter informado?

De acordo com o advogado trabalhista, Renan Silva, de Brasília, é fundamental entender as normas estabelecidas por lei para a posição a ser ocupada em uma corporação. “Isso facilita a compreensão sobre os benefícios e, não apenas isso, como também seus próprios deveres como cidadão e como profissional”, explica.

Celina Barbosa ainda está no ensino médio, mas conta ter interesse em entrar no universo organizacional. Entretanto, ela desconhecia algumas regras da aprendizagem e relata como isso poderia atrapalhar a procura por oportunidades. “Eu preciso me informar porque isso provavelmente impactaria no meu planejamento para o futuro”, comenta.

Portanto, fique ligado e mantenha seu cadastro atualizado conosco. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete