Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
envelhecimento-o-tempo-passa-para-todos

Envelhecimento: o tempo passa para todos 

Notícia | 21/11/2019

Cláudia Giannoni

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já ouvimos a frase: “o tempo passa”. No entanto, pouco sabemos sobre as formas como isso acontece. Podemos levantar infinitas discussões sobre o assunto e suas relações com o ser humano e as diversas culturas a partir de variados pensadores. Porém, a relação dependerá da individualidade de cada um e isso abrange muitas questões, como família, profissão, classe social etc.

Idade cronológica

Há diversos estudos a respeito da idade. Ela pode ser compreendida como multidimensional, ou seja, depende de dimensões. “A cronológica é aquela marcada por datas e medida desde o nascimento de uma pessoa. Tem a ver com a organização da sociedade”, explica Katiuscia Mello Figuerôa, professora dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter. Ou seja, abrange o processo natural de envelhecimento do corpo humano e seus órgãos vitais. Começa antes de virmos ao mundo e se estende por toda nossa vida.

Idade funcional e psicológica

A funcional está relacionada ao “funcionamento” de um indivíduo em ambientes físicos e sociais. Já a psicológica pode ser entendida de duas formas: uma na relação entre idade cronológica e às capacidades psicológicas (percepção, controle emocional, memória e aprendizagem, por exemplo), e a outra tem relação com o senso subjetivo de idade, ou seja, como cada pessoa percebe e avalia a idade cronológica, biológica e social em si e nos demais. Essa dimensão tem uma relação estreita com a forma como envelhecemos.

Idade social

Por fim, a idade social é aquela determinada a partir dos papeis sociais e expectativas referentes a pessoas de determinadas idades e em determinados grupos sociais ou culturas. “Entram nessa definição o tipo de roupa, os hábitos, a linguagem, o comportamento, a cultura, o gênero, a classe social etc. Uma marca importante é aquela, na qual se deixa o mercado de trabalho e as pessoas são injustamente rotuladas de “improdutivas” ou “inativas””, explica. Todas essas dimensões se inter-relacionam e fazem parte do processo de envelhecimento, não podendo ser utilizadas de forma isolada para determinar esse período, pois é algo complexo.

Envelhecimento

“Assim, é possível compreender o quanto o envelhecimento não ocorre da mesma forma para todos. A cada dia novas pesquisas apontam para experiências individuais positivas ou negativas”, ressalta a especialista. Logo, pessoas da mesma idade cronológica podem ter diferentes idades biológicas, funcionais, psicológicas ou sociais. “Assim, sem duvidar, todos somos jovens ou velhos em relação a algo ou alguém”, pontua Katiuscia.

Então, o mundo está envelhecendo. Quanto a isso, nos deparamos com a necessidade de revisão dos estereótipos associados à velhice. Esse processo é diferente para cada indivíduo e não deve ser rotulado apenas por perdas, doenças ou acontecimentos ruins.

Além disso, para Lucas Fernandes, analista de treinamento do Nube, uma forma de garantir um envelhecimento com qualidade é tendo bons hábitos ao longo da vida, como uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos, cultivando boas relações e também investindo em planos de previdência privada e aplicações a longo prazo. “Assim garantimos maior qualidade nos mais importantes aspectos”, finaliza.

O Nube realizou a pesquisa “Mais de 80% dos jovens não têm medo de envelhecer”. Leia mais sobre o assunto e mantenha-se atualizado!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete