A Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010), também chamada de Centennials, é conhecida por sua vontade de mudar o mundo. Essa mentalidade pode ser percebida, pois segundo a pesquisa GEM Brasil 2018 (Global Entrepreneur Monitor), entre 2013 e 2018, a participação dos empreendedores nas faixas de 18 a 24 anos aumentou em aproximadamente 5% pontos percentuais.
Assim, recém-chegado no mercado de trabalho, o grupo já se destaca com iniciativas de negócios próprios. Por isso, muitas escolas estão investindo em disciplinas de empreendedorismo com o objetivo de ajudar seus alunos a desenvolverem competências como criatividade e independência.
Para Dudu Obregon, autor da disciplina Liga - Empreendedorismo Criativo ofertada pela Mind Makers, é crucial os jovens entrarem em contato com projetos e dinâmicas para estimular sua capacidade de solucionar problemas e aprimorar ideias. Obregon defende: não é apenas uma modalidade de trabalho, mas uma habilidade, portanto, capaz de ser aperfeiçoada.
“É muito além de abrir uma empresa, é sobre ter autonomia para encontrar sua inspiração”, evidencia. Segundo Obregon, esse grupo enxerga o professor e a sala de aula como guias do conhecimento e facilitadores. “Eles não tem medo de se arriscar e sempre levam em consideração as urgências do mundo”, finaliza.
Juliana Roehr é estudante de administração de empresas, na Universidade Positivo em Curitiba. Como qualquer outra jovem, ela sente ter potencial para ir mais longe. “Estar feliz onde se está é importante para o seu desenvolvimento e crescimento, assim, temos uma motivação maior”, conta. Por isso, ela pensa em abrir um centro de adestramento canino, por gostar do assunto e se sentir satisfeita em assumir um propósito na vida.
Você já encontrou o seu? Boa sorte em sua trajetória!