Não deixar a produtividade cair é um obstáculo para muitos profissionais. A queda de desempenho impacta o próprio rendimento do colaborador, o qual fica sobrecarregado, da equipe e do negócio como um todo. Para quem ainda tem dificuldade nessa questão, o segredo é apostar em organização.

Segundo Ivan Teodoro, head of customer success da XGEN, uma infinidade de fatores influenciam no sucesso ou não de um projeto. “O trabalho de gerenciar recursos, pessoas de diversas áreas de atuação e, às vezes, em locais e culturas diferentes, é um desafio enorme”, explica. Dessa maneira, o especialista sugere alguns pontos para ajudar nesse processo.

1. Tenha objetivos bem definidos: use estratégias para gerenciar importância, meta, tempo, envolvimento, entre outros. A mais conhecida é a S.M.A.R.T.
 
2. Planejamento baseado em entregas no lugar de tarefas: evita-se a frustração de acúmulo de atividades e dá mais liberdade para trabalhar.

3. Cuidado com os prazos: estendê-los pode ser prejudicial, pois muitas vezes, segurança demais para realizar o projeto pode atrasar a sua finalização.
 
4. Definição de pronto: há dificuldade em determinar o término de um plano, pois sempre há a possibilidade de melhorias. Contudo, não entre nesse ciclo e estabeleça um fim.

5. Abrace a mudança: precisamos ficar abertos aos imprevistos e transformações, por isso, seja estratégico e evite o retrabalho.

Camila Gatti Raulino cursa psicologia na UniCEUB - Centro Universitário de Brasília. A estudante considera os critérios de organização como algo crucial para não perder a data limite para as funções. Para isso, ela possui um método diário. “Procuro destrinchar o projeto a fim de ver as necessidades de forma mais detalhada e, assim, colocar as metas em grau de importância”, conta. Com isso, a jovem obtém sucesso em suas atribuições.

Focar em oferecer o melhor resultado possível é fundamental para mostrar o seu potencial e trazer benefícios para todos ao seu redor.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe