Seu nome está negativado e você precisa pedir um dinheiro emprestado ou fazer inúmeros empréstimos? Infelizmente, você não é o único a passar por essa situação. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), 80% dos trabalhadores brasileiros enfrentam dificuldades no bolso.
 
Fernando Ferraz, sócio-fundador da H3R, enxerga efeitos no mundo corporativo, pois os colaboradores ficam menos produtivos e estão com esses problemas na cabeça. “O aumento das dívidas é um problema comum e não deve ser ignorado. Consome o tempo e a energia das pessoas. Nosso objetivo é fazer o profissional não voltar a ficar endividado e criar uma cultura de poupar com consciência”, finaliza.

Para Edward Cláudio Júnior, cofundador do BEM Financeiro, a principal causa está relacionada à falta de educação financeira. Por isso, ele separou alguns passos para restabelecer o equilíbrio de custos e gastos:

1. Não omita o problema: se está com dificuldades, comunique pessoas de sua confiança e não passe por apuros sozinho.

2. Faça um levantamento de todas as despesas: anote gastos, analise cada um deles e encontre excessos e desperdícios.
 
3. Liste todas as dívidas: em ordem de prioridade: as essenciais (água, energia elétrica e educação), as com maior taxa de juros e então as demais. Lembre-se de considerar quais estão em dia e as atrasadas.
 
4. É hora de poupar: se for realizar alguma negociação, pesquise antes e encontre o melhor para a sua situação. Depois de quitar as dívidas, comece a guardar dinheiro e tenha paciência nesse processo.
 
5. Trace metas e seja consciente: pense em seus sonhos e objetivos e tenha o hábito de consumir de forma mais responsável.
 
Andressa Santos do Nascimento, estudante de direito, na Universidade de Brasília se preocupa com o seu futuro financeiro. Por isso, a jovem opta por realizar poupanças e investimentos. “Faço planilha, priorizo meus custos fixo e sei quanto posso gastar para o mês seguinte”, conta. Esse método a deixa mais confortável para realizar suas atividades e interesses.

Acredite, passo a passo, você conseguirá sair do vermelho e realizar cada vez mais propósitos na vida. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe