Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dois-perfis-de-procrastinador

Dois perfis de procrastinador 

Notícia | 03/05/2019

Gabriela Vasconcelos

Em um ambiente de trabalho há cobranças relacionadas aos resultados e entregas de cada colaborador. Mesmo assim, em meio à tantas demandas, é comum se criar uma resistência aos afazeres e deixar tudo para última hora. O nome disso é procrastinação e existem dois perfis diferentes de quem age dessa maneira. Saiba mais!

O ato de demorar a cumprir obrigações era usual para Jair Teodoro, estagiário na MSX International, em Resende (RJ). Ele costumava perder prazos por deixar muitas coisas para depois. Para o problema não se tornar uma bola de neve, ele decidiu agir. “Agora busco adiantar os compromissos sempre. Assim, se houver algum imprevisto, terei espaço para resolver”, conta.

Contudo, para além da atitude popularmente conhecida, existem duas ramificações. A primeira forma de adiar tarefas é pela falta de iniciativa e excesso de planejamento. Assim, gasta-se muito tempo avaliando o projeto e levantando mais informações. A pesquisa em demasia é perigosa, pois nesses casos, o inconsciente cria a desculpa perfeita de já ter a atividade em andamento.

O profissional o qual age dessa maneira, segundo Seth Godin, pesquisador de negócios, é chamado de Hipo-Go. Ele racionaliza, define, reavalia, reflete sobre, questiona, mas nunca começa de fato. Ou pior, nunca finaliza. Ao medir a quantidade de horas dedicadas à construção de algo sobre aquelas dedicadas à análise, desenho e pesquisa busca do tema, a razão será inferior a um.

Já o Hiper-Go procrastina pelo excesso de iniciativas. Como está sempre iniciando algo, não tem tempo para terminar nada. Ele possui um caderninho de ideias as quais nunca vão para frente. É medido pelo indicador de tempo dedicado à construção efetiva de algo sobre o período destinado ao início de novas ideias não estruturadas. Sem dúvidas, essa razão tabém será inferior a um.

Planejamento é necessário, assim como estar aberto à inovação. Porém, se a frequência dessas atitudes é alta, trata-se do cérebro primitivo dizendo para não fazer nada. Por isso, preste atenção em seu comportamento e seja bem-sucedido.

Conte como Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete