Você já ouviu falar sobre o multitasking? É a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Digitar no celular, enquanto analisa um relatório e escuta a dúvida de um dos membros da sua equipe. Quem nunca se viu em situações como essa?

A maioria de nós está constantemente sobrecarregado de atividades. O avanço da tecnologia fez maravilhas, sem dúvida. Entretanto, trouxe também um volume de informação e um imediatismo, o qual exige de nós um esforço grande para lidar com todas as demandas. “A consequência é: estamos colocando nosso cérebro para funcionar em um modo pouco produtivo”, explica a neurocientista formada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thaís Gameiro.

Um trabalho da Universidade de Stanford revelou o fato de apenas 2% das pessoas serem realmente eficientes em fazer mais de um ato em paralelo. Para a maioria de nós, o multitasking é apenas um mito. Por quê? A especialista listou três das muitas razões para você evitar isso na sua rotina de trabalho (e pessoal):

1. Desperdiça tempo: ao tentar se concentrar em mais de uma ação, você na verdade está realizando um fenômeno conhecido como "switch atencional". A falsa sensação de estar fazendo duas coisas ou mais, simultaneamente. Mas essa troca de foco tem um custo para o cérebro.

2. Aumenta o número de erros cometidos: se a atenção só consegue estar direcionada para um ato de cada vez, quando tentamos fazer vários, aumentamos a quantidade de informações despercebidas. Assim, aumenta-se os erros cometidos e leva a muito retrabalho.

3. Acelera a carga de estresse: o hábito pode induzir a produção de hormônios e outros neuroimunomoduladores, capazes de afetar diretamente nossa saúde, como o hormônio Cortisol, por exemplo.  

Para Fagner Borges, autor do livro “A Jornada da Liberdade”, é importante ter uma constância. “Não tente realizar mil funções ao mesmo tempo. Se você começa algo e para, seu dia não rende. Inicie e termine uma ação antes de ir para outra. Vale desativar notificações de aplicativos e e-mails, porque isso é uma tentação e você vai querer olhar”, incentiva.

As organizações precisam construir uma cultura e incentivar seus gestores a trabalhar de forma a favorecer a capacidade de entrega de seus colaboradores. O multitasking não pode ser visto como uma habilidade desejada, mas sim como uma prática ruim, levando a perda de produtividade de aproximadamente 40%.

Portanto, revise seus conceitos e conte sempre com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe