Muitas organizações investem apenas em colaboradores com currículos completos, graduações renomadas e experiências vastas. Porém, apesar do conhecimento acadêmico ser de suma importância, ele não pode ser a única questão levada em conta na contratação de um bom profissional.

Nesses casos, um fator está em falta: as soft skills, termo em inglês para as habilidades relacionadas à inteligência emocional do indivíduo. Contudo, segundo pesquisa da Capgemini Digital Transformations Institute, 60% das corporações sofrem com sua carência. Para Rebeca Toyama, coach e desenvolvedora de líderes, um time com essa questão pode fazer diferença para o sucesso da empresa.

“Não adianta possuir o conhecimento para exercer uma função, mas não saber trabalhar em equipe, paralisar diante de uma dificuldade ou não conseguir se comunicar da forma adequada”, explica Rebeca. Para ela, o quadro se intensifica quando o cargo é mais alto, pois empatia e motivação também entram para esse grupo.

Victor Gonçalves, estudante de administração, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, tem como objetivo assumir a posição de gestor. Para isso, ele acredita: “além de ser capacitado na área na qual atuamos, é importante desenvolver competências essenciais para a liderança”. Por conta disso, ele se dedica ao máximo e tenta aprender algo novo cada dia, com as atividades e desafios passados.

Por isso, a especialista separou quatro dicas para os empreendimentos e seus superiores incentivarem esse conceito no dia a dia corporativo e ter profissionais cada vez mais preparados:

1. Criar um ambiente colaborativo onde todos se sintam parte dos desafios e soluções, pois duelos intelectuais inibem esse estímulo.
2. Lembrar:o erro faz parte do aprendizado e sem essa percepção o processo criativo é substituído pela tensão.
3. Estimular uma comunicação com um espaço para as pessoas falarem de suas emoções.
4. Considerá-las nos programas de motivação, treinamento, bonificação e recrutamento e seleção.

Quer ter em seu quadro pessoal grandes talentos? Invista no desenvolvimento de cada colaborador e desfrute dos resultados dessa atitude! Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe