Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
6-temas-de-atualidades-no-enem

6 temas de atualidades no Enem 

Notícia | 31/08/2018

Layane Bittencourt

Conhecer os principais acontecimentos do Brasil e do mundo é um ponto fundamental para alcançar uma boa nota na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, ocorrerá nos dias 4 e 11 de novembro e é uma ótima oportunidade para ingressar em uma universidade. Por isso, se prepare e fique atento às últimas notícias!

Para o professor de Atualidades do Curso Poliedro, Daniel Pereira Leite, na hora dos estudos, o candidatos deve apostar em diversas fontes de informação, como matérias televisivas, sites, jornais e revistas. Além disso, é necessário estar atento aos assuntos envolvendo questões sociais. “A tendência das provas é verificar o quanto o aluno está informado diante dos acontecimentos mais comentados na mídia”, indica o professor.

A estudante de psicologia, Julia Vieira, da Universidade São Francisco, em Campinas, sabe da relevância de se manter antenada. “Quando estou no trânsito, ouço o rádio e no meu tempo livre, acesso alguns sites de notícias”, conta. Essa questão foi fundamental para a redação. “Como eu estava familiarizada com a temática, pude apresentar diversos pontos de vista acerca da proposta”. Além disso, foi crucial para o futuro, pois a ajudou em outros exames, como concursos públicos e da própria faculdade.

Com o intuito de auxiliar na preparação dos vestibulandos, o especialista elaborou uma seleção de possíveis temas da avaliação. Veja, estude e prepare-se:

1. Direitos Humanos: tópicos sobre preconceito e intolerância são recorrentes. Assim, a crise dos refugiados e a violência contra LGBT, por exemplo, são apostas.

2. Copa do Mundo: esse evento teve diversos desdobramentos e discussões, como o caso dos jogadores de origem albanesa terem se manifestado contra a Sérvia.

3. Brexit: o processo de saída do Reino Unido da União Europeia também é um palpite. Os motivos, impactos e consequências podem ser tratados.

4. Governo Trump: ao assumir o governo dos Estados Unidos, em 2017, o presidente anunciou medidas bem polêmicas, principalmente relacionadas aos imigrantes.

5. Ecologia: também podem ser solicitados conteúdos envolvendo a relação do ser humano com o meio ambiente, poluição, além das causas e consequências do efeito estufa.

6. Política no Brasil: com as eleições chegando, outra possibilidade é ter alguma questão relacionada à esse contexto, como, seus conceitos, cidadania etc.

E você? Qual é o seu palpite para o tema de uma das provas mais famosas do país? Lembre-se: não esqueça de buscar informações, organizar seus estudos e relaxar.

O Nube te deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete