Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
lideranca-transformacional

Liderança transformacional 

Notícia | 14/03/2018

Cláudia Giannoni

O mercado de trabalho é um ambiente complexo e volátil, no qual, para obter sucesso, as empresas necessitam de líderes capazes de estimular uma maior participação dos colaboradores na busca de soluções e na condução dos afazeres.

Os modelos de recompensa e punição tradicionalmente usados continuam funcionando, mas apenas em um leque cada vez mais estreito de situações. “No caso dos trabalhadores da era do conhecimento, é necessário buscar o engajamento pleno de cada pessoa da equipe, tomando medidas como: aumentar o nível de compreensão e de consciência sobre a importância e o valor dos resultados desejados e as formas de alcançá-los e influenciar a pensarem nos interesses do grupo, antes de seus próprios”, afirma Edmarson Bacelar Mota, professor do ISAE – Escola de Negócios nas áreas de Desenvolvimento Humano e Gerencial.

Para inspirar as pessoas do time, aumentar a confiança e envolver os funcionários para realizarem esforços extras, o líder pode utilizar o poder e influência gerados por seu carisma, por uma atenção individualizada a cada um de seus liderados e por estímulos intelectuais.

Para entender como aplicar a liderança transformacional, Mota dá algumas dicas:

1. Carisma: seja capaz de gerar respeito, mostrando autoconfiança e competência, aproveitando oportunidades, colocando o bem de todos em primeiro lugar e respeitando as diferentes ideias.

2. Intelectual: possibilite ao grupo usar sua inteligência e racionalidade para resolver problemas de forma criativa e inovadora, de suas próprias maneiras, questionando “verdades estabelecidas” e considerando diferentes visões.

3. Consideração individualizada: trate cada um com atenção, ajude-os a desenvolver seu pleno potencial, por meio de feedback, treinamento e conselhos.

Quem consegue seguir esses passos, costuma ver à frente de seu tempo e talvez, justamente por isso, se preocupa com a sustentabilidade tanto da equipe, quanto das tarefas. Gustavo Loiola, assessor da presidência do ISAE e coordenador de Sustentabilidade e Relações Internacionais da instituição, diz sempre ter tido a sorte de ter gestores cativantes. “É importante ter chefes assim no comando, pois eles estimulam a atitude por meio do exemplo. Com suas ações, inspiram a agir com excelência”, ressalta. Para ele, isso impacta bastante na rotina. “Ao trabalhar com vontade, queremos sempre oferecer o melhor e também transformar todos a nossa volta”, garante.

De acordo com o Senac RJ, “quem se aprofunda nos conhecimentos de gestão de pessoas, alcança ótimas oportunidades de empregabilidade e crescimento em empresas de diversos segmentos”. Para auxiliar no assunto, eles promovem o workshop “Liderança e Motivação de Equipes”. A ideia é desenvolver habilidades essenciais, atuando na resolução de conflitos e visando o fortalecimento das relações. Os interessados podem se candidatar no link: https://www.rj.senac.br/cursos/administracao-e-gestao/lideranca-e-motivacao-de-equipes-workshop/

E você, está pronto para ocupar um cargo de supervisão? Conte com o Nube nessa trajetória!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete