Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-ja-mentiu-para-garantir-sua-empregabilidade

Você já mentiu para garantir sua empregabilidade? 

Notícia | 28/07/2014

Participar de um processo seletivo não é fácil. Além de passar por diversas etapas, o candidato precisa demonstrar ter o perfil certo para a respectiva vaga. No entanto, em algumas situações, pode surgir a dúvida: falo a verdade ou não? Para saber mais sobre o assunto, o Nube realizou uma pesquisa com 8.911 internautas, intitulada "Você já mentiu para garantir sua empregabilidade?"

A enquete ficou disponível no site de 7 a 18 de julho e as alternativas foram: "Claro, vivemos entre hipócritas", "Sim, a sociedade incentiva isso", "Sim, se eu falar tudo perco meu estágio/trabalho", "Não, prefiro ser sempre franco" e "Não, a verdade deve sobressair doa a quem doer".

O vencedor disparado foi "Não, prefiro ser sempre franco", com 70,80%. Para Erick Sperduti, Coordenador de Recrutamento e Seleção do Nube, o resultado não foi surpreendente. "Sempre orientamos os estudantes em relação à importância de ser sincero. Além disso, mostramos as possíveis consequências em não ter um comportamento natural durante uma dinâmica", comenta.

Em seguida, com 19,95%, veio "Não, a verdade deve sobressair doa a quem doer". Para o especialista, é importante sempre falar a verdade. "Inventar ou ocultar um dado pode trazer impactos negativos na trajetória profissional. Mais cedo ou mais tarde, a mentira é descoberta e isso pode 'manchar' a imagem do candidato, afetando também seu networking", explica Sperduti.

Os três resultados finais ficaram bem próximos e, ao contrário dos primeiros, confessaram o desvio de informações: "Sim, se eu falar tudo perco meu estágio/trabalho" (4,08%), "Sim, a sociedade incentiva isso" (3%) e "Claro, vivemos entre hipócritas" (2,17%).

"Muitos jovens ficam curiosos para saber como estão sendo avaliados, imaginando o perfil mais adequado para a vaga. Talvez por isso, em certos casos, omitam alguma informação e até mesmo não sejam muito transparentes. Porém, os selecionadores possuem recursos para identificar esse tipo de postura", finaliza Sperduti.

O Nube possui diversas fontes para comentar sobre o assunto, dentre elas Erick Sperduti, Coordenador de Seleção do Nube.

Serviço: Pesquisa analisa mentiras em processos seletivos
Sugestão de fonte: Erick Sperduti, Coordenador de Seleção do Nube

Sobre o Nube
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 6.800 mil empresas clientes, 13,5 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 550 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte lega e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
 
Anualmente, são realizadas 10 milhões de ligações, enviados 3 milhões de SMS e encaminhados 700 mil candidatos. O banco de dados conta com 3,6 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente.
 
Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo no Facebook para publicação das vagas. O Nube também está presente nas principais redes sociais Twitter, Google+, Linkedin, Foursquare e Youtube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.

Compartilhe

Enquete