Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
engajamento-das-equipes-o-que-e-como-conquista-lo

Engajamento das equipes: o que é? Como conquistá-lo?  

Notícia | 11/03/2024

Larissa Almeida

O engajamento é um termo constantemente atrelado às redes sociais. Contudo, o seu princípio está presente também em outros contextos, inclusive, no mercado de trabalho. Nas empresas, conquistar esse estado entre os colaboradores é fundamental, pois contribui com o crescimento do negócio. Então veja, nesta matéria, o significado dessa ação no meio empresarial e como conquistá-la na equipe! 

O que é o engajamento das equipes? 

No segmento corporativo, ele significa um conjunto de ações responsáveis por demonstrar o nível de envolvimento dos colaboradores com a organização. Ele afeta vários aspectos dentro da gestão e, principalmente, os resultados da companhia. Logo, as estratégias para promovê-lo são fundamentais.  “Funcionários engajados não apenas cumprem suas tarefas, mas também contribuem ativamente para a criação de um ambiente de trabalho positivo e colaborativo”, pontua Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing. 

Qual o panorama do engajamento no mercado de trabalho? 

Segundo o levantamento da organização internacional de pesquisas Gallup, 72% dos trabalhadores não estão engajados em sua posição. O número é alto e deve ter a atenção das empresas. Afinal, por inúmeros motivos, a força principal dos negócios não sente motivação para prosperar em suas organizações. 

Quais os benefícios de manter uma equipe engajada? 

Ter os seus colaboradores engajados com o propósito da entidade é essencial para o crescimento do nome. De acordo com os dados de diferentes pesquisas, esse investimento traz um retorno promissor. Confira as vantagens: 

Diminuição na taxa de rotatividade: conforme aponta uma pesquisa da Forbes, as empresas com alto engajamento têm uma taxa de rotatividade de funcionários 25% menor quando comparada a outras sem essa preocupação. 

Maiores níveis de produtividade:  de acordo com a Gallup, os colaboradores felizes na posição são 21% mais produtivos. 

Aumento dos lucros: com esse recurso, o lucro líquido fica 3,74 vezes maior, diz outra análise feita pela Forbes. 

Expansão da capacidade criativa e inovadora do time: quando a equipe mantém essa característica, ela entrega mais criatividade e inovação para as entidades, como coloca mais uma verificação feita pela Gallup. 

Como aumentar o engajamento? A cultura organizacional é o principal pilar para construí-lo 

A cultura organizacional é a junção de diversos elementos, os quais definem o clima e as maneiras de agir dentro do ambiente laboral. Cada companhia é responsável pelo estabelecimento da sua própria, mas, geralmente, elas têm propósitos em comum. Em suma, essa característica é a grande influenciadora do engajamento. Dessa forma, o especialista também cita cinco estratégias para serem incorporadas a ela e, ao mesmo tempo, ampliar o comprometimento dos colaboradores: 

  1. Estabelecer e comunicar de forma clara os valores da empresa, promovendo uma compreensão comum entre os membros da organização;
  2. Incorporar os princípios organizacionais e demonstrar comportamentos éticos e inclusivos para fortalecer a cultura;
  3. Estimular uma troca aberta e transparente, a fim de criar uma atmosfera onde os funcionários sintam-se à vontade para expressar suas ideias;
  4. Reconhecer o esforço e os resultados. Isso fortalece diretamente a motivação e o comprometimento;
  5. Investir em programas de desenvolvimento e capacitação, pois proporciona oportunidades para o crescimento profissional dos componentes da instituição. 

Por fim,  Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg, explica a necessidade de pensarmos diferente nos indivíduos. Afinal, estamos em constante mudança e, acompanhá-las é indispensável para o negócio permanecer positivo. "Nos últimos três anos, testemunhamos uma metamorfose significativa no mercado de trabalho. As pessoas não buscam apenas salários competitivos, mas também flexibilidade, planos de carreira claros e um ambiente capaz de valorizar tanto suas metas laborais quanto pessoais", explica.

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete