Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
engajamento-e-motivacao-pilares-do-sucesso-empresarial

Engajamento e motivação: pilares do sucesso empresarial 

Notícia | 27/02/2024

Carolina Amaral

Manter as equipes vestindo a camisa da marca não é uma tarefa simples e, na maioria das vezes, se torna um verdadeiro desafio para o setor de recursos humanos. Todavia, considerando a extrema relevância desses itens para o bom desempenho corporativo, é  indispensável um papel ativo nessa missão. Isso impacta diretamente as atividades realizadas por estagiários e aprendizes. Saiba mais agora!

 

Uma cultura voltada aos colaboradores é um incentivo constante

O engajamento das equipes é um fator importante para fortalecer a conexão entre as partes, criando identificação do profissional em sua rotina corporativa, assim como os valores e objetivos defendidos pelo negócio. “Na prática, contribui para, juntos, trabalharem em prol da superação de desafios, almejando alcançar um patamar de excelência. Além disso, favorece a redução da necessidade de novas contratações, maior retenção de talentos e, consequentemente, custos em termos de turnover”, explica Thiago Xavier, sócio da Wide.

De acordo com a Gallup, equipes motivadas contribuem para uma redução de 41% na quantidade de faltas, 59% na rotatividade e no aumento de 21% no lucro organizacional. Para isso ser conquistado, é crucial prezar pela manutenção de uma boa governança, a partir da definição de um conjunto de normas e boas práticas. 

Todos esses cuidados irão fortalecer um senso de comunidade e liderança, onde o RH deverá propor, constantemente, atitudes de novas ideias, conexão com os times, e volta em acordos internos para colocá-los ao encontro da nova cultura. “Assim, mesmo em momentos de crises ou de transformações urgentes, este departamento conseguirá manter uma boa performance, visando a condução assertiva de seus processos”, finaliza Xavier.

 

O trabalho remoto e como lidar com o contato a distância

A possibilidade do revezamento do trabalho presencial e remoto no pós-pandemia é uma realidade mesmo após o controle da doença. De acordo com a pesquisa “Desafios do RH em 2023”, desenvolvida pela Atlas e Think Work, 57% de um total de 69 firmas entrevistadas pretendem manter o modelo híbrido ou remoto e 14% planejam ampliá-lo. 

Todavia, criar relacionamentos efetivos nesse sistema demanda outros mecanismos e estratégias. O ambiente com essa maleabilidade eleva o nível de satisfação, evitando desgastes diários, equilibrando melhor os impasses profissionais e pessoais. Contudo, manter o mesmo nível de informação e participação pode ser um problema. Logo, existe a necessidade de soluções otimizando as interlocuções com o suporte da tecnologia. 

Nesse contexto, questões práticas com o intuito de trazer reflexão aos subordinados para se sentirem acolhidos e escolherem diariamente continuar naquele negócio é fundamental. Dentre esses pontos, inclui-se o clima organizacional; coleguismo e a colaboração existente de maneira conjunta; respeito; perfil das lideranças; espaço justo e seguro; oportunidades de carreira e reconhecimento. “O aspecto mais significativo é elas se tornarem embaixadoras da marca, participando dos comitês de diversidade, dos grupos de afinidade, de projetos, entre outras iniciativas ganhando visibilidade” propõe Ana Claudia Oliveira, vice-presidente de RH para Brasil e Argentina.

 

Atos sociais tendem a aprimorar a cultura laboral

Muitos lugares investem em estratégias para buscar o entrosamento dos contratados, mas perdem chances simples de uni-los em uma ocupação útil. “Temos experiência no engajamento de diversas companhias de várias áreas em prol de ações sociais. Logo, podemos testemunhar o quanto é importante despertar o olhar para iniciativas sociais, pois todos saem ganhando: doadores, empresas, voluntários e instituições”, analisa a advogada Marcella Souza.

O desafio é tornar esse apoio uma iniciativa estrutural em meio à organização, pois apenas atitudes pontuais não são capazes de impactar efetivamente nenhuma das partes. “As instituições podem criar uma espécie de calendário. O importante do envolvimento no Terceiro Setor inclui entidades e momentos fazendo sentido para com seus objetivos”, sugere a advogada.

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete