Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Muitas vezes nossas carreiras nos colocam em situações desafiadoras e, para enfrentá-las, é imprescindível ser destemido. Em outros momentos, talvez seja necessário sair da zona de conforto para buscar evolução ou outras áreas de atuação, por exemplo. Independentemente da situação, para ser um profissional de destaque, seja impulsionado pela garra. Entenda mais neste Minuto Carreira.

“Esta é a ferramenta básica para o sucesso. Eu não conheço quem chegou ao topo sem ela. Porque é uma ação do coração, essência e do seu objetivo na vida. Portanto, se você faz como quer, chegará ao êxito. A coragem, na verdade, não é o oposto do medo, mas sim a atitude. Esta não pode estar só motivada por ideias, vontades, desejos e eles não serem executados. Então, é preciso colocar no papel algumas perguntas, responder para você mesmo e assim conseguir facilmente chegar à sua meta final”, orienta Carla Brandão, jornalista e palestrante. 

O autoconhecimento - característica tão valorizada atualmente - se faz indispensável. O indivíduo deve ter consciência sobre si e seus limites e sabe identificar suas reações perante cada situação. Assim, o reconhecimento de um desafio, bem como a gestão das emoções e tomadas de decisão, se tornam mais claros. Em uma lista de 13 competências interpessoais divulgada pela Alelo, 53% dos profissionais de RH apontaram a adaptabilidade como a competência mais importante para os recrutadores no próximo ano, seguida por resiliência, comunicação oral e criatividade, mais uma vez aludindo a soft skills complementares para ter controle emocional em cenários contestadores.

Além disso, para agir sob determinação é necessário entender o medo como uma resposta comum e instintiva do ser humano. Uma boa estratégia é aplicar a famosa Análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, tradução do Inglês), anotando características e habilidades suas para cada um desses aspectos. Pense maneiras de aplicar essas informações em diferentes situações no meio corporativo e de qual forma você pode evidenciar os pontos positivos, seja em um currículo ou processo seletivo.

Reconhecer as brechas de crescimento é essencial em qualquer contexto. É fundamental garantir reais chances de desenvolvimento e crescimento dentro da área escolhida. Para quem está no início da caminhada, construir essa visão é crucial, pois em um mundo cada vez mais integrado pela tecnologia, existe o risco de ocupações mecânicas serem substituídas por automação - destaque seus diferenciais! Portanto, o primeiro passo é realizar um estudo detalhado do setor escolhido. Isso também inclui a construção de um plano de carreira, pois não adianta determinar um caminho sem ter objetivos claros.

Não obstante, ter impavidez também envolve calma e senso crítico no enfrentamento de situações adversas. Ponderar momentos complicados contribui para a manutenção do bem estar no meio laboral, evitando a indisposição registrada por 60% dos respondentes em pesquisa da Pulses. Paralelamente, 67% das pessoas sentem a necessidade de provar seu valor por meio do emprego. É possível equilibrar esses impulsos conhecendo sua própria capacidade e como articular pontos fortes. No entanto, ter colaboradores firmes e resilientes não exclui a responsabilidade da gestão em promover um ambiente de trabalho saudável e equilibrado.

Por fim, seja perseverante. Muitas trajetórias de triunfo começaram com dificuldades, até mesmo para grandes nomes, por exemplo, Thomas Edison, inventor da luz elétrica e o fundador da Sony, Akio Morita. Após vencer obstáculos, essas pessoas marcaram a história e mudaram o próprio curso.

Se você chegou até aqui é porque as informações foram úteis, não é? Siga o @nubevagas nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS e deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes. Ative as notificações para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. 

Gostou de saber mais sobre como a coragem pode impulsionar a carreira? Veja mais neste Minuto Carreira! Continue acompanhando a TV Nube e o blog para dicas de mercado.  

Compartilhe

Enquete