Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
ingles-no-mercado-de-trabalho-e-importante-como-aprender

Inglês no mercado de trabalho: é importante? Como aprender?  

Notícia | 08/04/2024

Larissa Almeida

Ao procurar uma vaga no mercado de trabalho, nos deparamos com algumas exigências. Entre elas, o inglês aparece com frequência. O conhecimento em um segundo idioma, de fato, tem relevância para as empresas. Em um cenário de globalização, as companhias precisam dessa competência. Quer saber mais sobre a importância de ter essa habilidade no currículo? Como aprendê-la? Então, fique até o final desta matéria e perca o medo de se candidatar nas oportunidades bilíngues! 

Apenas 1% dos brasileiros falam inglês fluente! Quais as principais barreiras para aprender outro idioma? 

No Brasil, apenas 1% da população é fluente em inglês, segundo a pesquisa da British Council e, somente 5% conseguem se comunicar nesse idioma. Conforme outra análise, realizada pela EF Education First, o território nacional ficou em 41º colocado no ranking de proficiência da língua. 

Infográfico de dados sobre as barreiras no aprendizado do segundo idioma

Em uma apuração feita pelo próprio Nube - Estagiários e Aprendizes, com aproximadamente 20 mil respondentes, a maioria (68,71%) não tem esse conhecimento devido o alto custo. Entre os outros motivos, também apareceram: falta de tempo (16,59%), investimento em outras coisas (11,54%), ausência de razões para estudar (1,79%) e, por fim, não ter vontade (1,38%). 

Por que o inglês é relevante no mercado de trabalho? 

Hoje, devido às ferramentas tecnológicas e a possibilidade de conectar-se com qualquer parte do mundo, compreender o idioma tornou-se essencial no contexto laboral. “Já é considerado um requisito recorrente nas vagas, pois diversas ferramentas, expressões corporativas, artigos e pesquisas acadêmicas costumam ser em inglês. Além disso, ele é considerado a língua global dos negócios. Sendo amplamente utilizado em reuniões, conferências, acordos e comunicados de empresas”, diz o Analista de recrutamento e seleção do Nube, Vitor Santos. 

Nesse sentido, Wagner Domingues, country manager da EF English Live Brasil, comenta sobre o principal déficit encontrado nos indivíduos. "O brasileiro médio não consegue, por exemplo, participar de encontros e reuniões no trabalho em inglês, escrever e-mails profissionais ou compreender textos e notícias", afirma Domingues.

Existem oportunidades de trabalho para quem não fala inglês? 

Claro, como mostram os dados, uma parcela pequena de pessoas têm essa habilidade no perfil. “Existem diversas oportunidades de estágio e aprendizagem sem solicitar esse quesito ou o consideram um diferencial. Contudo, é importante estar ciente como ele influencia no crescimento profissional futuro”, pontua o especialista do Nube.  "O ambiente corporativo está cada vez mais competitivo e globalizado. A fluência no inglês é uma competência básica para se destacar em quase todas as áreas", complementa Domingues. 

Ainda está aprendendo ou pretende adquirir o inglês no currículo? Saiba como apresentar para o recrutador! 

Primeiro, a orientação do selecionador é não mentir sobre esse requisito! Seja transparente sobre o seu nível de cognição, pois isso pode o atrapalhar posteriormente, no dia a dia laboral. “O interessado pode mencionar se já fez, está no processo ou pretende iniciar essa especialização ou, até mesmo, para aperfeiçoar.  Assim, ele deve citar cursos, intercâmbio, videoaulas, páginas, professores capacitados no assunto ou conteúdos, os quais ele consome cotidianamente, como séries”, aconselha Santos. 

Como aprender inglês sozinho? Veja 3 dicas fundamentais 

Para quem nunca teve contato e não sabe por onde começar, as dicas sempre são valiosas! Dessa forma, veja três maneiras de aprender o idioma sozinho: 

Consuma conteúdos em inglês: existem uma infinidade de filmes, séries, músicas, livros e muito mais produzidos nesse idioma. Logo, acompanhá-los pode te auxiliar a reconhecer melhor as palavras, os seus significados e pronúncia. 

Busque aulas on-line: por meio da Internet é possível encontrar especialistas dispostos a te instruir sobre regras gramaticais e outros aspectos técnicos da língua. 

Use aplicativos: alguns aplicativos disponibilizam atividades e outras formas dinâmicas de praticar.

“Ser bilíngue é uma demonstração de dedicação, resiliência e foco. Essas são características importantes para um profissional, isso por si só, já é um diferencial”, aconselha o recrutador do Nube aos estudantes. 

Gostou das dicas? Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete