Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-ir-bem-na-entrevista-de-emprego-pode-levar-os-pais

Como ir bem na entrevista de emprego? Pode levar os pais?  

Notícia | 25/03/2024

Larissa Almeida

Conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho é o desejo de muitos indivíduos. Para ele se realizar, os aspirantes precisam passar por uma etapa crucial, a entrevista. Apesar de não envolver muito mistério, ela tende a gerar nervosismo, insegurança e algumas dúvidas. Porém, para quem está preparado, a avaliação torna-se simples. Então veja, nesta matéria, como ir bem em um processo seletivo! 

Meu currículo nunca é selecionado, o que devo fazer? 

A entrega do currículo é um passo crucial para a seleção. Isso porque ele é considerado a forma inicial de demonstrar o seu interesse. O ditado “a primeira impressão sempre fica”, explica bem esse momento, pois uma apresentação bem feita é a responsável por te levar a uma conversa com o recrutador. 

Na construção desse arquivo é necessário deixar bem claro as suas habilidades, as quais devem ser consideradas palavras-chaves e precisam ser correspondentes com a da vaga. Entre os itens obrigatórios, estão: nome, telefone, e-mail e o Linkedin, se tiver, pois ajuda a te destacar; habilidades comportamentais, como comunicação, trabalho em equipe, entre outros; as técnicas também por exemplo, outro idioma, pacote Office, ferramentas etc; a escolaridade, cursos complementares e até trabalhos voluntários são de grande importância. 

Para concorrer às vagas do Nube - estagiários e aprendizes, você não precisa submeter um documento ou enviá-lo por e-mail! Basta entrar na aba candidatos e selecionar a opção “cadastre seu currículo”. Após isso, preencha seus dados como solicitado na página, não deixe nenhum campo em branco e pronto, a nossa equipe mostra as oportunidades de acordo com o seu perfil e chance de agendar uma entrevista diretamente! Qualquer dúvida na inscrição, pode ser retirada por chat, com a Nubia! 

 

Infográfico com dados sobre as principais dificuldades em uma entrevista

 

Qual é a principal dificuldade dos candidatos no momento da entrevista? 

Para descobrir quais aspectos afligem os seus candidatos, o próprio Nube fez uma pesquisa com aproximadamente 21 mil respondentes. A maioria (41,26%) viam complicações para controlar o nervosismo e ansiedade. Logo atrás, 26,61% tinham dificuldade para demonstrar a sua capacidade. Já 18,61% não conseguiam falar os pontos fortes e fracos e, 8,04% frisavam ter pouco tempo de apresentação. Por fim, apenas 5,48% colocaram como impasse expor o interesse pela vaga. 

Douglas Santos, estudante de psicologia e terapeuta ABA (Análise do Comportamento Aplicada), conta qual era sua dificuldade quando iniciou no mercado. “A minha principal barreira foi a comunicação. Eu sentia a necessidade de ser muito formal durante a conversa com o recrutador e nem sempre conseguia expressar com clareza as minhas ideias”, revela. 

No entanto, é de suma importância não ficar preso às complicações e pensar em como superá-las. “Para começar, é relevante diminuirmos um pouco a nossa visão sobre o momento com o entrevistador. Afinal, o medo surge quando imaginamos não ser possível superar determinada situação. Porém, a entrevista não é um bicho de sete cabeças e quando reduzimos a nossa autocobrança, as adversidades também se tornam mais fáceis de serem enfrentadas”, aconselha o terapeuta. 

Como ir bem na entrevista? Veja as dicas da recrutadora! 

Existem duas coisas, as quais o candidato deve saber antes de encarar esse processo. Recebeu a notícia do avanço para a próxima fase? Estude a empresa! O segundo ponto é compreender sobre si mesmo, pois quem relaciona o seu perfil com as necessidades da organização, de fato, se sairá bem! “É imprescindível demonstrar conhecimento acerca da companhia, sobre a vaga, as suas características fortes e quais precisam de desenvolvimento. Esse exercício te deixará mais confiante e tranquilo”, reforça a analista de recrutamento e seleção do Nube, Alyne Pimentel.

A especialista também deixa um spoiler: quais perguntas, geralmente, não faltam em uma seletiva! “Solicitamos a apresentação do talento, fale onde mora, qual curso realiza, as experiências profissionais, se houver; o motivo de interesse pela vaga, o seu diferencial, ou seja, quais são as suas habilidades e o porquê você seria a pessoa ideal para essa oportunidade”, resume a também psicóloga, Alyne. 

Levar os pais na entrevista? Pode ou não? 

A pergunta, “posso levar o meu responsável comigo?”, não deve gerar polêmica! Afinal, existem vagas voltadas para diferentes idades a partir dos 14 anos. “Muitos adolescentes concorrem às chances de estágio e aprendizagem e levam acompanhantes até a empresa. Nesse caso, eles devem aguardar fora da sala para não interferirem no desenvolvimento do entrevistado. Contudo, caso seja um cargo de maior responsabilidade o concorrente seja uma pessoa adulta, levar alguém pode passar uma impressão errada de imaturidade”, revela a selecionadora. 


Gostou das dicas? Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete