Tempo de leitura: 3 minutos
A ideia da maternidade como uma pausa na carreira ainda resiste no imaginário de muitas organizações. No entanto, pesquisas e relatos reais provam o contrário: ser mãe fortalece competências e torna as profissionais mais empáticas, resilientes e preparadas para lidar com a complexidade das relações humanas no ambiente de trabalho.
Um estudo realizado pela Universidade de Notre Dame identificou, em mulheres com filhos, uma tendência a desenvolver mais compreensão e flexibilidade na tomada de decisões, duas características essenciais em cargos altos. Além disso, segundo um relatório da Ernst & Young, equipes com 30% de chefes femininas podem adicionar até seis pontos percentuais ao seu lucro.
Liderança com empatia e escuta ativa
De acordo com Luciana Cattony, especialista em gestão e fundadora da consultoria Maternidade nas Empresas, maternar influencia diretamente a forma como ela conduz seus times.“Isso fortalece habilidades únicas e impacta a atuação profissional. Quando nos tornamos mães, surgem abordagens mais inclusivas e empáticas, com diálogo aberto e valorização de todas as vozes na organização. Isso melhora a coesão do time, cria uma cultura de cuidado e bem-estar e, por sua vez, contribui para maior produtividade e melhores resultados financeiros”.
Esse tipo de gerenciamento está ligado a um conceito cada vez mais valorizado nas empresas: as inner skills, competências internas como inteligência emocional e autorregulação. Por exigir atenção a múltiplas tarefas, sensibilidade aos indicativos emocionais e potencial de adaptação, é um campo de treinamento natural dessas características.
O impacto pessoal se reflete no profissional
Para deixar mais palpável, a especialista usa o seu próprio exemplo. “A diversidade de perspectivas é um fator chave para a inovação e sucesso dos negócios. No meu caso, ter filhos foi um divisor de águas no desenvolvimento da minha forma de liderar. Eu aprendi a ler sinais sutis, como expressões, choros e a praticar a escuta ativa, observando não apenas as palavras, mas também o silêncio. Esses traços de empatia e compaixão se refletiram no meu trabalho, aumentando a minha capacidade de planejar e priorizar o que realmente importa”, relata Luciana sobre sua experiência.
Essa conexão entre o pessoal e o profissional está no centro da chamada gestão humanizada. De acordo com a Great Place to Work, quando colegas demonstram cuidado entre si, há 1,7 vezes mais chances de um esforço coletivo. Quando os gerentes se concernem com a equipe, a intenção de permanecência sobre 1,5 vez mais chance de querer permanecer na empresa.
No entanto, é importante manter a ética e respeito: se preocupar não é invadir espaços individuais, mas sim adaptar e flexibilizar a rotina frente a um problema familiar, entender as motivações, respeitar a sobrecarga e afins. Para melhorar o desempenho, uma cultura de cooperação é fundamental. Com pessoas dispostas a colaborar, o engajamento cresce 6,7 vezes.
Por que empresas precisam apoiar as mães
Apesar dos benefícios, a realidade do mercado ainda é desafiadora. Conforme pesquisa Instituto Locomotiva, para 88% dos brasileiros, as genetrizes enfrentavam mais dificuldades no ofício, enquanto 78% das brasileiras acreditavam ter menos oportunidades profissionais no geral. Isso mostra a urgência de criar ambientes corporativos mais acolhedores e igualitários para além de um discurso externo.
Apoiar as genitoras no mundo corporativo significa também estimular direções mais sensíveis, adaptáveis e estratégicas. Essa transformação começa na prática, dentro e fora de casa. Trazer esses ideais para o dia a dia, de maneira realista, pode se tornar um grande atrativo para as futuras gerações, pois seguirão priorizando a equidade e qualidade de vida.
Quer ver mais dicas de carreira para se alavancar no próximo ano? Acompanhe a TV Nube no blog e nas redes sociais. Fique por dentro dos eventos e novidades! Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba mais novidades. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em contratação em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!
Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado instantaneamente quando houver uma oportunidade para você.
Saiba mais sobre como a maternidade fortalece a liderança e continue acompanhando a TV Nube e o blog.