Já é comprovado: empresas com maior equilíbrio entre homens e mulheres em cargos de liderança apresentam desempenho financeiro superior e fortalecem sua credibilidade. Porém, a equidade pode influenciar os resultados? Quais os impactos concretos aparecem no cotidian? Descubra mais neste Minuto Carreira.
Equidade de gênero e impacto nos resultados financeiros
“A McKinsey já demonstrou: quando há paridade de gênero no topo das organizações, elas apresentavam até 21% mais probabilidade de obter uma lucratividade acima da média. Segundo outro estudo da KPMG International, realizado em 2022, 69% dos gestores acreditam em uma composição diversificada nos conselhos para aprimorar as oportunidades de mercado, demonstrando o impacto positivo da diversidade na reputação das corporações”, explica Luciana Cattony, fundadora da Maternidade nas Empresas.
A inserção de mais figuras femininas em posições decisivas promove ambientes mais criativos e dinâmicos. Quem aposta nessa transformação tende a reter mais talentos e construir um clima organizacional saudável. Segundo o levantamento "Women in the Workplace 2023", eloborado pela McKinsey & Company, as corporações comprometidas com essa cultura conseguem atrair pessoas mais qualificadas e envolvidas. No entanto, a disparidade persiste quando se trata de ocupar altos postos. Para cada 100 homens promovidos a diretores, apenas 87 mulheres alcançaram a mesma colocação. A discrepância se intensifica entre negras: em 2023, somente 73 foram promovidas, em comparação com 82 em 2022.
Diversidade e fortalecimento da marca empregadora
O conceito de employer branding está diretamente ligado à percepção dos colaboradores sobre uma empresa. Segundo a consultoria Glassdoor, 76% dos candidatos consideravam a pluralidade um fator determinante ao avaliar uma oferta de emprego. Companhias com políticas inclusivas são vistas como mais atrativas para os melhores executivos, além de reduzirem sua taxa de turnover e aumentarem o comprometimento dos colaboradores. “Isso favorece a marca empregadora, tornando os processos de recrutamento mais ricos em quantidade e qualidade de profissionais”, completa Luciana.
Fomentar um ambiente de trabalho equitativo e diverso não é só um diferencial competitivo, mas uma necessidade para quem deseja se manter relevante e sustentável a longo prazo. Equipes diversas tomam decisões mais assertivas, fortalecem a cultura corporativa e impulsionam o crescimento dos negócios.
Quer saber mais sobre carreira e mercado? Siga o @nubevagas nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS e deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes. Ative as notificações para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. Acompanhe a TV Nube e o blog para mais dicas!