Buscar uma profissão em outro país tem sido frequentemente o objetivo de quem almeja crescer na carreira e explorar novos horizontes. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 4,5 milhões de brasileiros vivem no exterior e os principais lugares recebendo imigrantes são os Estados Unidos (1,9 milhão), Portugal (360 mil) e o Paraguai (254 mil). Mas como se preparar para atuar lá fora e ter uma trajetória sólida?
Escolher áreas com reconhecimento global abre portas
Esse planejamento começa com uma escolha estratégica: se especializar em áreas com demanda global. Como explica Vinícius Zamperlini, especialista em expatriação: “Se você está aí no Brasil começando a sua carreira, primeiramente você precisa escolher uma área internacional. Portanto, se quiser ser servidor público, juiz, advogado, todas essas áreas, elas são muito limitadas ao Brasil, certo? Se você é muito qualificado nas leis brasileiras, isso não equivale a nada aqui”, exemplifica o executivo, residindo na Holanda.
De fato, ocupações em setores como Tecnologia da Informação, IA e Contabilidade são altamente demandadas em diversos países. Além disso, o avanço tecnológico exige profissionais preparados para lidar com inovação em escala universal. Conforme o relatório PwC 2024 Global AI Jobs Barometer, as vagas com exigências em IA estão crescendo 3,5 vezes mais rápido, com salários até 25% superiores em mercados como EUA, Reino Unido e Austrália.
Experiência prática e adaptação cultural fazem toda a diferença
Além das habilidades técnicas, a capacidade de se adequar a outras culturas é essencial. “Quando você chega no destino, é super relevante falar, ‘bom, eu não sei tudo, estou aqui pra aprender’. Ter essa abertura para trazer coisas diferentes, na minha opinião, é o mais importante. É a humildade de aproveitar, porque ao morar em outro lugar, se a gente levar muito a sério, é chato. Então aproveite e aprenda a cultura no dia a dia e tenha diversão, isso é fundamental”, complementa Jacqueline Pusas, líder de RH do Grupo Reckitt. Essa flexibilidade torna o processo mais leve e enriquecedor — não só no lado profissional, mas também pessoal.
Essa vivência pode marcar um divisor de águas. Como relata Deivson Bispo, gerente de compras da Reckitt. Ele viveu um período em terras mexicanas e descreve como uma transformação para o resto da vida. “A experiência trouxe uma série de desenvolvimentos necessários para a minha carreira. Então, tive a possibilidade de vivenciá-la em uma nova realidade, em um país com dimensões gigantes e, obviamente, conhecendo o novo modelo de negócio, considerando as diferenças do México pro Brasil. Foi um período de muito aprendizado e eu carrego comigo até hoje”.
A relevância no contexto político
Abrir as portas para os estrangeiros pode trazer benefícios para quem irá recebê-los. O Canadá, por exemplo, lida com o envelhecimento da população e vem investindo em políticas migratórias. Entre 2020 e 2022, o plano era receber 1 milhão de novos residentes permanentes e, até 2033, a expectativa é de 100% do crescimento populacional ser fruto da imigração, de acordo com dados do governo canadense. Esse acesso gera oportunidades para quem está disposto a se qualificar e se adaptar a outros contextos.
Construir uma trajetória estrangeira não é apenas sobre se mudar, mas se planejar com estratégia, optar por áreas com amplo reconhecimento, manter a mente aberta e buscar conhecimentos práticos desde cedo. A boa notícia é: o mundo está cada vez mais conectado e receptivo a quem se destaca — e você pode ser o próximo.
Quer aprender mais dicas de carreira para se alavancar no próximo ano? Acompanhe a TV Nube no blog e nas redes sociais. Fique por dentro dos eventos e novidades! Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba mais novidades. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em contratação em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!
Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado instantaneamente quando houver uma oportunidade para você.
Saiba mais sobre como planejar uma carreira internacional e continue acompanhando a TV Nube e o blog.