Trabalhar a inventividade no meio corporativo vai muito além de buscar ideias inovadoras para desafios cotidianos. Esse aspecto se mostra indispensável para engajar equipes, aumentar o desempenho e, sobretudo, fortalecer a retenção de pessoas nas organizações. Entenda mais neste Conexão Ilimitada.
De acordo com um estudo realizado pelo Center for Positive Organizational Scholarship da Universidade da Califórnia, trabalhadores felizes são, em média, 31% mais produtivos e três vezes mais criativos. Esse aumento na eficiência está relacionado a níveis mais altos de motivação e engajamento, demonstrando a importância de um ambiente onde o bem-estar é valorizado. Karol Lopo, head de inovação na Learning Village, ressalta a relevância de espaços com essa preocupação: “Para mim, um lugar com estímulo à criatividade consegue, de fato, tirar as pessoas do cotidiano e senso comum, para olharem para outros lugares durante o dia a dia”.
A relação entre satisfação, apoio e bons resultados também foi destacada por um levantamento do Robert Half: 89% das empresas distinguem essa conexão. Entre os principais motivos para a demissão voluntária, destacam-se a falta de reconhecimento (44%) e a ausência de felicidade (58%). Programas de bonificação e iniciativas voltadas à valorização aparecem como estratégias eficazes para promover satisfação e melhorar a convivência.
Daniel Moreira, fundador da Hub4Pay, destaca como uma política de encorajamento e outros benefícios podem impactar positivamente todos os envolvidos. “O incentivo gera inúmeras vantagens, tanto para o colaborador quanto para a empresa, principalmente a retenção de pessoas. Então, a gente precisa trazer grandes talentos, profissionais de ponta, qualificados. Às vezes a companhia não pode suprir com um salário de mercado, mas dentro de um modelo de premiação, onde ela tem segurança jurídica para fazer esse pagamento, é possível manter esse talento”, explica.
“Outro ponto é a redução de turnover. Você diminui a saída dos colaboradores, mantém todos engajados e motivados, diminuindo esse custo de rotatividade”, complementa Moreira. O Brasil é líder nos índices de movimentação de funcionários (56%), conforme pesquisa da Robert Half. A ausência de alinhamento de expectativas e baixa qualidade do clima organizacional são alguns dos condicionantes mais apontados.
Eduarda Camargo, CMO da Portão 3, reforça como valores voltados à inventividade e participação podem influenciar diretamente o rendimento: “Aqui na Portão 3, fomentar a criatividade é algo fundamental. Eu vejo um impacto direto da cultura em todos os aspectos da nossa operação. Nossas seções de brainstorming são onde essas ideias trazem vida e toda essa parte de experimentação constante permite pensar em soluções cada vez mais transformadoras. A gente se preocupa muito em dar voz para as pessoas, trazê-las para os objetivos e problemas, permitindo dar sugestões”. Assim, apostar nessa ferramenta de forma estratégica não apenas melhora os resultados operacionais, mas também estreita os laços entre time e organização, criando um ciclo virtuoso de motivação, inovação e alcance de objetivos.
Quer aprender mais dicas de carreira para se alavancar no próximo ano? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba novidades do universo corporativo. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!
Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado instantaneamente quando houver uma oportunidade para você.
Saiba mais sobre como a criatividade retém talentos e melhora resultados nesta matéria. Continue acompanhando a TV Nube e o blog para mais dicas sobre o mercado de trabalho e estágio.