Demonstrar o próprio valor no ambiente corporativo é um desafio enfrentado por muitas pessoas, especialmente no início de suas trajetórias. Neste Minuto Carreira, confira estratégias indispensáveis para conquistar reconhecimento e alinhar objetivos com a organização. Veja como transformar suas ações em resultados!
Se Posicione com Propósito
Segundo a jornalista e palestrante Glória Vanique, o primeiro passo é se destacar perante os decisores. Essa abordagem não significa ser impositivo demais, mas sim assumir uma postura clara e assertiva. É importante compartilhar suas ambições e metas. “Você precisa conversar com a gestão e se posicionar. Isso não tem nada a ver com agressividade. É se colocar para a empresa, dizer seus gostos, o planejamento para a sua carreira ali dentro, em quais setores gostaria de trabalhar ou áreas para experimentar. Deixe tudo isso muito claro para os seus superiores”, orienta.
Além disso, ela enfatiza a relevância de solicitar feedbacks com as diretorias. Esse tipo de encontro ajuda o colaborador a entender como está sendo avaliado e as perspectivas em sobre a sua performance. Glória reforça: essa prática é essencial para determinar um plano alinhado com as necessidades da companhia. “Afinal de contas, é preciso saber a contrapartida e as expectativas em relação a você, pontos positivos e negativos”, completa. Segundo uma pesquisa realizada pela Feedz, 94% dos funcionários compreendiam mais o trabalho em reuniões 1:1, tornando essa prática complementar a análise de desempenho.
Faça do Feedback Seu Aliado
A especialista também destaca como esses aspectos, combinados, podem facilitar o processo de ascensão. Muitas vezes, o profissional pode descobrir sua melhor contribuição em outra área. Nesse contexto, as conversas de avaliação se tornam ferramentas importantes para ordenar interesses e traçar os próximos passos de forma estratégica. “Diante disso e da comunicação com a sua liderança, fica muito mais fácil mostrar o seu valor. Às vezes, você está em um departamento específico, mas se encontra em outro. Explique como pode ter mais relevância em determinado lugar, assim, é possível planejar um futuro bom para si e para a corporação, ou seja, onde os dois lados fiquem felizes”, finaliza. Seguindo essas orientações, será mais fácil fortalecer sua posição dentro do trabalho, identificar novas oportunidades e construir um caminho com benefícios para todos os envolvidos.
Se você chegou até aqui é porque as informações foram úteis, não é? Siga o @nubevagas nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. Baixe o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou iOS e deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes. Ative as notificações para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil.
Gostou de saber como provar o seu valor no trabalho? Veja mais neste Minuto Carreira! Continue acompanhando a TV Nube e o blog para dicas de mercado.