Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Atualmente, a Geração Z está adentrando o mercado de trabalho e enfrenta certos desafios - sobretudo pela denominação “nem-nem”, a qual se refere a quem não estuda e nem trabalha. No entanto, é preciso olhar com cuidado para essas pessoas e não generalizar as características negativas, pois também são reconhecidas pela criatividade e conhecimento diversificado. Portanto, quais benefícios eles podem oferecer?

É comum para as gerações mais velhas enxergar as anteriores como imaturas e indecisas. Em outro momento, os Millennials já foram considerados muito difíceis de lidar, chamada de “Me Me Me Generation” pela revista Times, em 2013, referenciando o perfil narcisista desses profissionais. O estigma passou e hoje é direcionado a quem nasceu entre a década de 90 e 2010. Porém, é necessário vencer essa questão. “Eu vejo muitas vantagens em trazer jovens para compor o quadro. A primeira delas é a oportunidade de ter uma visão nova, completamente diferente, sobre os processos e situações. Isso representa, para o gestor, uma grande chance de aprimorar as habilidades de desenvolvimento”, aponta Leila Santos, coach e especialista em comportamento.

Segundo um estudo da Flash, em parceria com Fundação Getúlio Vargas e o grupo Talenses, o índice de engajamento de quem estava nessa faixa etária era de 48%. Cabe às empresas compreenderem como o mundo corporativo deve se adaptar às demandas de seus novos membros: eles valorizavam a adaptabilidade, pluralidade e bem-estar. Ainda conforme a pesquisa, 59% se motivavam pelo vislumbre de crescimento e 57% por boas práticas na gestão. “É uma ótima ocasião para aprimorar a capacidade de liderança dos mais experientes, quem pode mentorá-los na sua trajetória profissional”, completa Leila.

“Alguns pontos são muito importantes como, por exemplo, uma comunicação clara e transparente, promovendo vários feedbacks durante o ano daquele colaborador. Também, uma jornada flexível para trabalhar de forma híbrida ou remota. Algo essencial é poderem se desenvolver pessoal e profissionalmente, por meio de cursos, mentorias e workshops. Seguindo essas três dicas, os gestores certamente cativarão essas pessoas”, orienta Priscila Lopes, gerente de talentos e cultura no Banco Mercantil. Não obstante, a perspectiva de evolução foi prioridade para 59% dos indivíduos, junto da versatilidade (48%), saúde mental e bem estar (42%) e inclusão (26%). 

As prioridades mudaram e a esfera laboral precisa ser um fator confortável para os futuros trabalhadores. Além de um ambiente benigno, eles almejam motivação e possibilidade de impacto, proporcionando a sensação de serem, realmente, relevantes em suas posições. “Os candidatos de hoje em dia buscam esse propósito de pertencerem a algo maior. Eles se adequam muito mais à cultura da diversidade e flexibilidade. Quando esses aspectos estão conectados à sua nova equipe, eles produzem melhores resultados”, conclui Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD).

Gostou das informações? Quer construir um time jovem e inovador? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba novidades do universo corporativo. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você! 

Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado instantaneamente quando houver uma oportunidade para você. 

Saiba como fazer uma boa gestão de tempo nesta matéria. Continue acompanhando a TV Nube e o blog para mais dicas sobre o mercado de trabalho e estágio.

Compartilhe