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No mês de abril, a Aapsa Hubrh+ promoveu, em São Paulo, uma palestra com o influenciador de recursos humanos, Caio Infante. O tema em discussão foi o “Employer Branding” e as estratégias para atrair e reter pessoas. A TV Nube falou com os especialistas ideais, ensinando a aplicar esses métodos, confira!

Estabelecer uma boa imagem para os candidatos e ofertar vagas consolidadas são, sim, aspectos para destacar-se em meio aos concorrentes. No entanto, essa técnica não trata somente disso. “Eu gosto de dizer: não tem julgamento. Sem certo ou errado. Depende muito do público com o qual você quer se conectar, isso é indispensável. Às vezes a gente vê premiação, disputas internas de ‘quero ser o melhor e maior’, isso é relativo. Meu trabalho não é para competir, talvez só pelo talento certo. A decisão sempre está na mão do candidato”, explica Caio Infante, Vice-Presidente da Radancy e palestrante do evento.

A diferença também é geracional: hoje, vence quem oferecer a oportunidade mais atrativa, seja em termos de flexibilidade ou benefícios. “Estamos em um meio tão competitivo, ainda mais agora, com os jovens. Diferente da minha geração e das anteriores, quando tínhamos aquele sinônimo de perpetuidade, fazer carreira. As pessoas se aposentavam após dez, 20 anos em um lugar. Atualmente está bem distinto. Então, é claro, o nome do jogo é a retenção”, observa Rodrigo Caseiro, presidente da Aapsa HubRH+.

“O forte é visar qualidade de vida e proporcionar um espaço seguro para a pessoa ser ela mesma e entregar o seu potencial. A gente só consegue dar o nosso máximo quando podemos ser nós mesmos naquele ambiente, principalmente”, comenta Caroline Madruga, analista de RH na Liberty Seguros. Não obstante, conforme pesquisa da Gympass, 83% dos respondentes valorizavam o bem-estar tanto quanto o salário. 

“É bem bacana a gente pensar em uma firma como marca empregadora, não só pelo fato dela contratar um colaborador, mas por mantê-lo. Assim, possíveis prejuízos são evitados e não se perde tempo treinando quem não vai ficar. Devemos investir não só na contratação, mas em agregar esse funcionário e qualificá-lo, para ele ficar”, explica Gabriela Moreno, executiva de contas do Nube. De acordo com dados coletados pelo LinkedIn, a implementação de uma estratégia de empregabilidade fez as corporações crescerem 20% mais rápido e investirem até 43% menos na busca por novos membros.

“Para nós, é muito importante receber esse evento, porque eu tenho profissionais de RH onde eles aproximam o comercial da academia, ou seja, encurtam aquela distância entre o mercado e a universidade. Muitas das instituições aqui hoje, já têm algum tipo de parceria com a gente, seja acadêmica ou empresarial, em um braço de consultoria com educação corporativa e treinamento. Então, para nós, o DNA do IED é ter a companhia dentro do ensino”, afirma Gianfranco Pisaneschi, diretor geral do IED Brasil. Nessa lógica, contratar estudantes por meio do estágio também é um caminho lógico e consolidado. 

Por fim, para ter sucesso, é imprescindível integrar todos os setores da organização em prol da formação de um time impecável. “Quando a gente pretende trazer os melhores proponentes, pensamos o RH de uma maneira estratégica para agregar produtividade e mais resultados. São muitos os desafios, não é fácil ser um employer branding. Devemos ter essas práticas, entender um pouco mais o assunto e saber como distribuir em acordo, por exemplo, com o marketing”, finaliza Maria Esther de Oliveira, vice-presidente da Aapsa HubRH+.

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