Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

No mês de março, aconteceu mais um encontro promovido pelo Ciesp Guarulhos, em parceria com o Intersel. O workshop abordou temas muito relevantes para o mercado, como saúde financeira, auxílios e qualidade de vida. Confira os melhores momentos nesta matéria da TV Nube.

“Falar sobre os benefícios e educação monetária nos dias atuais é de extrema importância. Principalmente para os colaboradores com os menores salários, para ensiná-los como administrar seu pagamento e ter uma vida melhor, sem se endividar” salienta Evandro Vilela, gerente de RH da Cindumel. Segundo a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apenas 35% dos adultos brasileiros são alfabetizados financeiramente - número próximo da média global.

Especialistas indicam três dicas práticas para entender as suas finanças pessoais. “O primeiro passo é o autoconhecimento, colocar no papel o seu salário líquido, reconhecer os seus rendimentos e anotar as suas despesas. Isso se chama orçamento doméstico, é uma balança entre o ganho e o gasto. Outro ponto muito importante é compreender quais desses consumos são custo ou estilo de vida; quanto do seu montante está comprometido com o necessário para sobreviver e quanto são ralos de dinheiro. O último conselho é aprender a falar não”, orienta Daniela Godinho, consultora financeira da Cooperemb. Ainda conforme a CNC, 77,9% dos consumidores entrevistados terminaram o ano com alguma dívida. Outros 28,9% estão inadimplentes - isso evidencia ainda mais um constante desequilíbrio na carteira e a necessidade de reestruturar, junto à educação financeira, as oportunidades de trabalho.

A preocupação excessiva com essa questão impacta a saúde mental e a produtividade das pessoas. O estudo Employers Guide to Financial Wellbeing constatou como funcionários endividados são 8,8 vezes mais propensos a terem insônia e, por isso, têm 7,6 vezes mais chances de não concluírem tarefas diárias. Também estão 5,7 vezes mais inclinados a relacionamentos problemáticos com os colegas. “Você dorme mais tranquilo, trabalha em paz, sabendo das contas em dia e da possibilidade de planejar seus sonhos, guardando uma quantia para essa realização”, reforça Silvana Vilela, Coordenadora de DHO na Karina Plásticos.

 

O papel do RH no equilíbrio financeiro dos colaboradores

Em pesquisa da Flash, 53% dos respondentes relataram a prioridade de benefícios para diferentes áreas da vida pessoal, em relação ao salário propriamente dito. “De acordo com a hierarquia de cada colaborador dentro da empresa, ele pode ter um peso maior ou não. Então se nós olharmos para a base da pirâmide, onde a gente tem os ganhos mais baixos, outros encargos podem corresponder a praticamente 50% da remuneração total”, observa Rosimeire Mauricy, superintendente da Mercer March Benefits. Isso não isenta a indispensabilidade de honorários justos, mas ressalta a relevância de bons atributos para os contratados.

Portanto, quando os funcionários conseguem se estabilizar por meio desse conforto, possuem uma preocupação a menos e podem se dedicar de forma integral ao ofício - além de se sentirem mais motivados e valorizados pela companhia. “Com uma segurança de direitos, a pessoa dispõe de uma saúde mental melhor, justamente porque isso dá a ela a condição de investir em outras coisas”, explica Rodrigo Tedeschi, Gerente Nacional de RH na Rede Âncora. 

Em consonância, colocações consolidadas inferem valorização ao trabalhador. “Quanto mais a gente agrega incentivos e os funcionários vêem sentido, melhor é para a cultura e percepção dele. Assim como para a retenção e atração de talentos”, reforça Natália Contente, Gerente de qualidade de vida na Mercer Marsh Benefits. Um levantamento da Harvard Business Review revelou como profissionais satisfeitos são 31% mais produtivos, têm uma eficiência 85% maior e superam 300% em inovação.

 

A presença em eventos ajuda a trazer insights

O encontro promoveu o contato entre diversos diretores e especialistas por meio da programação de palestras pertinentes e agregadoras. “É uma forma de todo mundo estar sintonizado, trazer bastante qualidade e conteúdo para os especialistas de RH, empresários, gestores, enfim. Isso tudo acaba deixando o universo da gestão de pessoas cada vez mais forte”, declara Dirceu Ferreira, coordenador de RH do Ciesp.

“O Nube apoia eventos como esse, aqui em Guarulhos, porque é muito relevante o RH se reunir para debater temas tão necessários como o de hoje e, também, para termos cada vez mais troca de experiências, networking e tudo relacionado a esse nicho. Encontrar-se para promover essas discussões é muito válido”, comenta Caio Marques, gerente comercial do Nube. Portanto, ouvir as vivências de terceiros e compartilhar opiniões ajuda a perceber novos horizontes e aperfeiçoar a administração interna.

Quer liderar uma equipe consistente, engajada e oferecer bons benefícios? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba novidades do mundo corporativo. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você! 

Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade em seu perfil. 

Continue acompanhando a TV Nube e o blog para mais eventos importantes.

Compartilhe

Enquete