Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Com a chegada de um novo ano, muitos estudantes começam a buscar por uma vaga de estágio. No entanto, existe uma melhor época para encontrar uma colocação? Quando um discente pode realizar o ato educativo? Saiba mais neste Conexão Ilimitada.

De fato, os três primeiros meses do ano são ideais para conseguir uma vaga, na denominada "Temporada de Estágios". Na segunda metade de 2023, foram 27,4 mil vagas em todo o Brasil, sendo 23,3 mil para o ensino superior - um aumento de 9,9% quando comparado a 2022. O ano atual supera esses números, com cerca de 59,2 mil colocações oferecidas nos próximos meses. Esse crescimento se dá, inclusive, pela adoção de tecnologias e inovações como o estágio em home office. Na Lei de Estágios não há restrições sobre o formato dessa prática, apenas em relação à carga horária, a qual não deve ultrapassar um limite de 30 horas semanais.

“Seleções ocorrem durante todo o ano letivo, porém, há alguns meses nos quais diversas áreas aumentam suas possibilidades, como, por exemplo, em fevereiro, março, agosto e setembro, por serem troca de semestre, quando acontecem muitas rescisões, encerramento de contrato e até mesmo efetivações. Também é um momento marcado como um novo ciclo da vida de várias pessoas, onde iniciam carreiras, cursos e, consequentemente, buscam novas oportunidades”, explica Bianca Mari, analista de recrutamento e seleção do Nube. O termo de compromisso de estágio tem duração máxima de dois anos e costuma ser encerrado nos meses finais do período letivo. Por isso, as posições de contratos não renovados ou concluídos, são abertas novamente nesse momento.

 

Cada instituição determina quando começar a estagiar

É preciso verificar, em cada universidade, a partir de quando essa contratação é permitida - algumas viabilizam apenas na metade da graduação; outras, desde o início. É importante reforçar essa modalidade e como ocupar uma vaga, pois a conclusão desse ofício é necessária para obter o diploma.

“O estágio pode ter um impacto significativo na carreira de um estudante de várias maneiras. O primeiro é a experiência prática, pois os estágios oferecem a possibilidade de aplicar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, no ambiente de trabalho real. Isso ajuda a desenvolver habilidades relevantes para a sua área de estudo. Outra vantagem é a formação de networking. Durante a vivência, eles têm a chance de conhecer novas pessoas, formando conexões valiosas para futuros empregos”, ressalta Luciano Schmitz, coordenador de estágios na Esags. Contar com o apoio de um agente de integração torna o processo mais fácil e aproxima o discente da ocupação ideal.

 

A busca pelo estágio na prática

Além de definir as datas mais certeiras, existem outros aspectos para favorecer a conquista desse cargo. Fique atento às tarefas desempenhadas em cada organização, certificando-se da ligação com sua área de estudos. Para as empresas, é imprescindível oferecer valores justos de bolsa auxílio e outros encargos como auxílio home-office e alimentação, garantindo a permanência desses contratados e sua valorização.

“Quando comecei a procurar estágio, eu priorizei os mais vantajosos quanto à localização, valor de bolsa, benefícios e se era uma vaga, principalmente, voltada ao meu curso, pois eu queria colocar em prática a teoria vista na faculdade. Então eu busquei essas oportunidades, marquei entrevista, agendei reuniões e participei dos processos seletivos”, comenta Tayse Pulquerio, estagiária na Total IP.

Quer construir uma equipe com os melhores talentos e recrutar de forma eficaz? Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e receba novidades do universo corporativo. Divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você! 

Caso esteja buscando a sua colocação, é só baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android ou iOS. Deixe seu cadastro atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, para ser avisado em tempo real quando houver uma oportunidade para você. 

Saiba qual a melhor época para conseguir um estágio nesta matéria. Continue acompanhando a TV Nube e o blog para mais dicas sobre estágio.

Compartilhe

Enquete